Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Marcio Lacerda mantém liderança em BH

Apesar do crescimento de Patrus Ananias (PT), prefeito tem 45% no Datafolha, o suficiente para liquidar a disputa

Enquanto rival avança dois pontos, candidato do PSB mantém índice; petista aposta no apoio de Dilma na reta final

DE BELO HORIZONTE

Com 45% das intenções de voto, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seria reeleito já no próximo domingo, de acordo com nova pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em parceria com a TV Globo.

O ex-ministro Patrus Ananias (PT), porém, cresceu nas últimas pesquisas e pode embolar a disputa na reta final. Agora ele aparece com 34%.

Essa possibilidade alterou o clima nos comitês de campanha dos dois candidatos.

Em relação à semana passada, Patrus oscilou positivamente dois pontos, enquanto Lacerda manteve o índice. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Nos votos válidos, Lacerda tem 54%. Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Os votos válidos excluem os brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. É dessa forma que a Justiça Eleitoral contabiliza os votos durante a apuração.

O Datafolha fez também uma simulação de segundo turno. Lacerda teria 48%, contra 39% de Patrus.

Com a aproximação de Patrus, a campanha petista aposta na militância e nos eleitores simpáticos ao partido para sair às ruas.

Sem dinheiro em caixa e com dívidas, coordenadores da campanha até já admitem contrair mais despesas agora e aguardam ajuda financeira extra do PT nacional.

Essa mudança de ânimo coincide com a presença da presidente Dilma Rousseff, que esteve ontem na cidade para um comício de Patrus. Por tudo isso, o comitê petista avalia que o debate de hoje na TV Globo ganhou uma importância ainda maior.

Pelo lado de Lacerda, a cúpula da campanha se mantém otimista. Diz que o crescimento do petista já era esperado. A avaliação deles é que 35% é um percentual comum para o PT em BH.

Por ora, dizem eles, toda a programação da campanha de Lacerda será mantida.

De meados de setembro até agora, Patrus oscilou três pontos para cima. Esse período coincide com um novo eixo do seu programa eleitoral, focado na contestação da gestão Lacerda.

-

"18°C Bom dia. Hoje teremos o comício final"
FORTUNATI, candidato do tempo em Porto Alegre; ele tuíta a temperatura diariamente, pela manhã

BH
O leva ou não leva no 1º turno de Lacerda se repete: o Datafolha apontava 48% dos votos válidos para ele em 2008

CURITIBA
Atrás de Ratinho Jr., Ducci está longe de repetir o desempenho do padrinho Beto Richa, que tinha 77% dos votos válidos no Datafolha derradeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.