Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Municípios tentam driblar crise econômica

DE RIBEIRÃO PRETO

Das cidades atingidas pela crise sucroalcooleira, algumas buscam alternativas para driblar o cenário e retomar a economia local. É o caso de Sertãozinho, que faz uma análise vocacional do município, com o apoio de instituições como o Sebrae.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio local, Carlos Liboni, o município conta hoje com 650 indústrias de base que fornecem estrutura e manutenção para usinas.

"Com a crise, muitas unidades deixaram de fazer a manutenção do equipamento na entressafra, o que prejudicou mais ainda a cidade."

Segundo Liboni, a análise vocacional pode auxiliar a indústria a direcionar sua força produtiva para outros setores que tenham necessidades similares à do setor.

Já em Pontal, o investimento é em cursos de capacitação para os moradores. Segundo o secretário da Administração da cidade, Antônio Marcos Pala, o objetivo é que os "órfãos" da indústria de cana possam buscar trabalho em outros setores, sem deixar a cidade.

Em Motuca, as finanças ruiriam após a usina Santa Luiza fechar, ainda em 2007. Dois mil foram demitidos. A cidade, então, apostou no incentivo a outras indústrias. Segundo o prefeito Celso Teixeira (PMDB), três indústrias chegaram em 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página