Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com veículos 'encalhados', Volks suspende jornada em São Carlos

Medida segura produção de motores que abastecem montadora em três cidades e Argentina

Fábrica decidiu que cinco turnos serão suspensos amanhã e sábado após resultados negativos nas vendas

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos vai suspender cinco turnos de produção entre amanhã e sábado. A medida é reflexo do plano de diminuir a produção de veículos da marca.

Em todo o país, pátios de montadoras e concessionárias acumulam veículos. A estimativa da Anfavea (associação nacional do setor) é que o estoque já tenha atingido o equivalente a 43 dias de vendas -maior índice desde novembro de 2008.

A fábrica de motores de São Carlos produz 3.500 unidades ao mês, que abastecem a montagem de veículos em São Bernardo do Campo, Taubaté, Curitiba e na Argentina.

Segundo Erick Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, a empresa disse que houve redução do volume de vendas de veículos no primeiro quadrimestre deste ano e que vai segurar a produção.

A suspensão dos turnos, no entanto, não vai atingir todos os setores da fábrica, que manterá a produção da linha de usinagem, parte mais complexa do motor, disse Silva.

Serão 400 funcionários atingidos entre os 1.100 empregados na fábrica (diretos e indiretos), que produzem 42 modelos diferentes de motor.

Por enquanto, a suspensão é pontual e vale só para este final de semana. Em São Carlos, o sindicato e a Volks têm acordo para não suspender turnos mais do que duas vezes ao mês.

Em nota, a Volkswagen informou que "a empresa avalia constantemente a situação de produção e estoques para decidir pelo uso de ferramentas de flexibilização para adequação à demanda".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.