Ribeirão Preto, Quinta-feira, 06 de Outubro de 2011 |
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FOCO Universidade usa videogame para tratar pacientes do SUS ANA SOUSA DE RIBEIRÃO PRETO Com os pés apoiados na plataforma de um videogame, o aposentado Waltecides Lago, 63, dá pequenos saltos para fazer com que o pinguim, na tela da TV, capture peixes virtuais. Portador de mal de Parkinson há seis anos, ele tem passado por sessões do jogo desde o início do ano na clínica da Unaerp, em Ribeirão. "Sinto que tem diminuído as dores e melhorado o equilíbrio", diz o aposentado. Além dele, seis pacientes vítimas de AVC (acidente vascular cerebral) e de Parkinson foram submetidos a dez sessões de cerca de 20 minutos com o Wii, modelo de videogame com controle manual sem fios ou com uma espécie de prancha que detectam os movimentos do corpo. As sessões ocorreram após a terapia tradicional. Como os resultados foram bons, os outros pacientes foram inclusos na "técnica". Para o professor César Zanella, supervisor de estágios da clínica da Unaerp, os equipamentos auxiliam na recuperação do equilíbrio e da coordenação motora de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente em casos de danos neurológicos. "No Wii temos mais de 60 jogos que contribuem para o fortalecimento muscular e o alongamento. Além disso, os pacientes ficam mais motivados", diz Zanella. A clínica pretende ampliar o número de videogames. Texto Anterior: Eleições 2012: PMDB diz que segue com Dárcy Vera Índice | Comunicar Erros |
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