Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promessa "Doutor Móvel" deixa de ser prioridade da secretaria

DA FOLHA RIBEIRÃO

Promessa de campanha da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), o "Doutor Móvel", ônibus que funcionaria como um consultório ambulante e percorreria a periferia da cidade, não é prioridade da Secretaria da Saúde.
Segundo a titular da pasta, Carla Palhares, a prefeita segue interessada no projeto e tenta recursos para viabilizá-lo por meio de emendas parlamentares. "Nós não podemos andar na contramão. Se as diretrizes do Ministério da Saúde são para investir em Programa de Saúde da Família, eu não posso querer investir dinheiro em outra coisa, senão o município perde recursos", disse.
Ela disse que as exigências do governo federal são posteriores à campanha que elegeu Dárcy, daí a mudança de prioridade.
A assessoria do ministério confirmou que Ribeirão se comprometeu, em 2009, a cumprir, até o fim de 2011, a meta de levar o Programa de Saúde da Família a 50% da cidade -hoje, o índice é de 20%. O acordo foi condição para que a pasta recebesse recursos para instalar duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
A Folha procurou a prefeita para falar do assunto, mas não conseguiu ouvi-la. Segundo a assessoria de Dárcy, o "Doutor Móvel" é compromisso de campanha, foi incluído no PPA (Plano Plurianual) e será implantado. A assessoria não informou quando isso ocorrerá, nem comentou a tentativa de Dárcy de conseguir recursos com deputados para o projeto.
A promessa da prefeita era colocar o ônibus em funcionamento no ano passado. Uma licitação chegou a ser aberta para viabilizar o "Doutor Móvel", mas o edital foi cancelado.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: UBDS pode não atender mais urgência 24 h/dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.