Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menos de 90 dias após assumir, seccional de Ribeirão perde cargo

Odacir Cesário da Silva será substituído por Marcos César Borges, de São Carlos; anúncio oficial será publicado hoje

"Dança das cadeiras" também leva delegado de Barretos para São Carlos e reconduz João Osinski ao cargo que ficou vago

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Menos de três meses depois de assumir como delegado seccional de Ribeirão Preto, Odacir Cesário da Silva foi destituído do cargo pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Sua saída deve ser oficializada em publicação no "Diário Oficial" do Estado de hoje.
Em seu lugar, a SSP vai nomear Marcos César Borges, que até ontem ocupou o mesmo cargo na Seccional de São Carlos. Borges foi procurado pela Folha, mas a informação é que ele estava fazendo curso na capital e não poderia atender.
Odacir acredita que a mudança no comando geral da Polícia Civil tenha sido fundamental para sua queda -Domingos Paulo Neto assumiu em março, no lugar de Maurício José Lemos Freire, após a troca do titular da secretaria.
"A posição é de confiança e, apesar de nem eu nem o Marcos [César Borges] sermos conhecidos do atual delegado-geral, algo deve ter pesado nesta decisão", afirmou Odacir.
Ele assumiu no dia 29 de janeiro, depois de responder interinamente e simultaneamente pela Seccional de Barretos e pelo 2º Distrito Policial de Ribeirão. Odacir assumiu com um discurso de combate aos crimes graves, como homicídios, mas principalmente ao roubo e furto de automóveis, único crime que cresceu no ano passado, segundo a SSP.
"É uma pena. Ficamos desmotivados, sim. Acho que pode até encurtar minha carreira, pois já tenho idade para aposentar", disse o delegado, de 55 anos. A Folha apurou, no entanto, que Odacir pode voltar ao 2º DP ou assumir a Delegacia de Proteção ao Idoso.
A "dança das cadeiras" atingiu ainda outras duas delegacias seccionais importantes da região. Wanir José da Silveira, que assumiu em Barretos há menos de 40 dias, será o novo seccional de São Carlos.
"É uma região maior, o que aumenta minhas responsabilidades. Entendo que é uma coisa boa na minha carreira, apesar de achar que Barretos também é uma região importante", disse Wanir.
Em Barretos, João Osinski volta ao cargo que ocupou por quatro anos e meio. "Assim como comentei na minha saída, acho que eles [comando da Polícia Civil] têm seus motivos para a troca. Não posso negar que estou muito feliz", disse.


Texto Anterior: Clima: Cptec prevê mais pancadas de chuva hoje
Próximo Texto: Memória: Osinki caiu na greve da Polícia Civil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.