Ribeirão Preto, Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PTB vai ter candidato próprio, diz Maggioni

Ex-prefeito é cotado para disputar a Prefeitura de Ribeirão Preto em 2012

Porém, decisão do TCU que rejeitou as contas de seu governo poderá deixá-lo inelegível; ele afirma que vai à Justiça


DE RIBEIRÃO PRETO

O PTB trabalha para ter candidatura própria à Prefeitura de Ribeirão Preto em 2012, de acordo com o ex-prefeito Gilberto Maggioni.
O partido definiu sua comissão provisória há uma semana, tendo Maggioni como presidente. O nome dele é apontado como o mais forte no partido para a disputa.
"Estamos trabalhando para dar mais força ao partido e deixá-lo do tamanho que ele merece", afirmou.
No entanto, para que a candidatura saia, o ex-prefeito terá de superar ao menos um obstáculo pré-eleitoral: uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que pode torná-lo inelegível.
De acordo com acórdão publicado em maio, o órgão considerou irregulares as contas referentes ao repasse de verbas federais no valor de R$ 140,7 mil à Prefeitura de Ribeirão, em 2003.
Maggioni assumiu a prefeitura em novembro de 2002, na época no PT, quando o então prefeito Antônio Palocci Filho (PT) renunciou para, em 2003, assumir o Ministério da Fazenda.
Os R$ 140,7 mil foram repassados do Fundo Nacional de Assistência Social ao município para o programa de capacitação Agente Jovem.
O TCU viu problemas nas prestações de contas. Maggioni recorreu, mas o órgão manteve a desaprovação.

ELEIÇÃO
Em anos eleitorais, o TCU encaminha ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a lista de gestores cujas contas foram rejeitadas. A relação é usada pela Justiça Eleitoral ao avaliar registros de candidatura.
O ex-prefeito afirma, porém, que as decisões do TCU não têm caráter condenatório e que vai à Justiça contra a desaprovação das contas.
Maggioni afirma que durante todo o processo no TCU nunca foi notificado para apresentar defesa no caso.
Ele atribui os problemas de prestação de contas da verba federal a falhas ocorridas em governo seguinte ao seu.
Sobre a possibilidade de que a decisão do TCU o torne inelegível em 2012, ele disse que, se isso ocorrer, também vai à Justiça. "Vamos nos defender", afirmou.
O PTB, partido atual de Maggioni, já abrigou o ex-deputado federal Fernando Chiarelli, atualmente no PT do B e um dos possíveis candidatos a prefeito em 2012.
Outros que aparecem como prováveis candidatos são o ex-juiz João Gandini (PT) e a atual prefeita, Dárcy Vera (DEM). (LEANDRO MARTINS)



Texto Anterior: Foco: Apartamento é destruído por incêndio no Wilson Toni; suspeita é de briga de casal
Próximo Texto: Legislativo: Oliveira Júnior tem pedido de liminar negado pela Justiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.