São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Conselho de medicina aprova ação contra Vigilância Sanitária

Médicos vão contestar veto e restrição a inibidores de apetite

DE BRASÍLIA

O plenário do CFM (Conselho Federal de Medicina) aprovou ontem a proposta levantada pela diretoria da entidade de acionar a Justiça contra a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A ação deve ser apresentada entre hoje e segunda-feira, segundo o conselho.
O motivo da contestação judicial é a decisão da agência de tirar do mercado inibidores de apetite do grupo das anfetaminas e derivados (mazindol, anfepramona e femproporex).
Foram instituídas também novas regras para consumo e prescrição da sibutramina. Os médicos terão de entregar ao paciente um termo de responsabilidade e esclarecimento sobre os riscos do remédio.
Foi estabelecido também que a droga será reavaliada pela Vigilância Sanitária daqui a um ano.
O CFM considera que a restrição aos inibidores interfere de forma indevida na autonomia do médico na hora de escolher o melhor tratamento para os pacientes. Antes mesmo de a Anvisa bater o martelo, o CFM ameaçava levar o caso à Justiça.
Procurada, a Vigilância Sanitária defendeu a legalidade e a transparência do processo. Disse que vai se manifestar se instada pela Justiça.
(JOHANNA NUBLAT)


Texto Anterior: Tudo rosa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.