São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAÚDE RESPONDE

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

Tenho síndrome dolorosa miofascial desde 2007. Além de usar medicamentos, faço fisioterapia e exercícios físicos, mas os sintomas não melhoraram muito, a ponto de ficar dependente de analgésicos para as dores. Gostaria de saber se há alternativas de tratamento.
JOSÉ AUGUSTO, CURITIBA (PR)

A síndrome é caracterizada por uma atrofia dos músculos, em geral causada por sedentarismo (postura imóvel prolongada). Movimentos repetitivos e desvios na coluna também contribuem para o problema. Segundo Erich Fonoff, neurocirurgião do Hospital das Clínicas da USP, o tratamento não é medicamentoso. "Os remédios propiciam a reabilitação." O que deve ser feito para amenizar as dores é o exercício muscular supervisionado por fisiatra e fisioterapeuta. Atividades como natação e hidroginástica têm grandes benefícios para quem sofre com o problema. Dependendo do caso, o médico pode indicar um procedimento invasivo, como o agulhamento em pontos-gatilho (as áreas musculares que concentram a sensação dolorosa).


Texto Anterior: Plantão Médico - Julio Abramczyk: Médicos de SP ainda mobilizados
Próximo Texto: Sensor detecta droga 'boa noite cinderela' em bebidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.