Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

Hollande e Putin virão à conferência das Nações Unidas

Vencedor das eleições na França e presidente da Rússia confirmaram presença ontem em conversa com Dilma

KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

O presidente eleito da França, François Hollande, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmaram ontem que virão à Rio+20, a conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável, que acontece em junho.

As confirmações foram feitas por telefone à presidente Dilma Rousseff.

Pela manhã, Dilma telefonou para Hollande e voltou a parabenizá-lo pela vitória nas eleições presidenciais. Na conversa, o socialista confirmou sua participação no evento no Rio. No início da tarde, Dilma ligou para o presidente russo e também obteve dele a confirmação de sua presença na conferência ambiental, entre os dias 20 e 22 de junho, no RioCentro.

Ontem, os preparativos da Rio+20 foram discutidos por quase três horas no Palácio do Planalto. A presidente recebeu os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), além de técnicos da organização da conferência.

Até o momento, o governo conta com a presença de 130 chefes de Estado na reunião. O número é maior do que o da Eco-92, em que 108 líderes estiveram presentes.

São esperados os chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assim como os presidentes de países sul-americanos, como a argentina Cristina Kirchner. O Planalto conta com a vinda dos governantes da Espanha e de Portugal.

Duas ausências já são certas. A do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e da chanceler alemã, Angela Merkel. É provável que o presidente dos EUA, Barack Obama, também não compareça.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.