Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Orangotangos aderem a iPad para se comunicar em zoo

DA ASSOCIATED PRESS

Aparentemente, os orangotangos do zoológico Jungle Island em Miami, EUA, são como as pessoas quando se trata de tecnologia. Seis animais têm "experimentado" o iPad como parte de um programa de estímulo mental.

O software utilizado foi originalmente desenvolvido para pessoas com autismo. A tela mostra diversas figuras. Um treinador nomeia os objetos e o orangotango aperta o botão correspondente.

Os tablets foram um acréscimo ao programa de comunicação desenvolvido no zoológico. Antes, os treinadores usavam a linguagem de sinais para falar com os primatas. Com as mãos, os símios respondiam a perguntas simples, identificavam objetos e expressavam desejos.

Como também conseguiam identificar partes do corpo, os macacos ajudavam os treinadores durante a aplicação de injeções, por exemplo.

A coordenadora do projeto no zoo, Lisa Jacobs, diz esperar que os dispositivos aproximem os humanos dos símios ameaçados.

"Os orangotangos são extremamente inteligentes, mas limitados por sua incapacidade física de falar", afirmou Jacobs. "Eles estão presos em seus corpos. Não têm o equipamento certo, como cordas vocais, então o uso dos iPads nos permite saber o que eles sabem, de que são capazes e o que querem."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.