Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grandalhões em alta

Estudo aponta que celulares com tela maior estão ficando mais populares e são cada vez mais usados para consumo de conteúdo multimídia

DE SÃO PAULO

Quanto maior é a tela do aparelho, mais coisas seus donos fazem com ele.

A conclusão é de um estudo global sobre smartphones divulgado na semana passada pela empresa de pesquisa de mercado Kantar Worldpanel ComTech.

Entre outras atividades, proprietários de celulares grandalhões navegam mais na web, baixam mais aplicativos, usam mais redes sociais, jogam mais games e fazem mais download de música, segundo a pesquisa.

Apenas 19% dos donos de celulares inteligentes com tela menor do que 3 polegadas veem vídeos, de acordo com o estudo. Esse número aumenta para 65% entre proprietários de aparelhos com tela de 5 polegadas ou mais.

O uso de mapas e GPS também cresce bastante quando se passa de um extremo ao outro: 30% nas telas menores; 75% nas maiores.

Celulares cujas dimensões se aproximam das dos tablets estão se tornando "notavelmente mais populares", observa a pesquisa, que constatou que smartphones com tela acima de 4,5 polegadas representaram 29% das vendas globais de aparelhos com Android no segundo trimestre deste ano.

Com 4,8 polegadas, o Samsung Galaxy S 3, um dos expoentes de sua categoria, vendeu 20 milhões de unidades ao redor do mundo, afirmou na semana passada a empresa, líder global de venda de smartphones.

"Os dados mostram que consumidores que estão mais envolvidos com seus celulares são aqueles mais propensos a permanecer leais a um sistema ou a uma marca no futuro", afirmou Dominic Sunnebo, diretor global de consumo da Kantar.

"Tamanhos maiores não apenas conduzem a uma experiência de consumo melhor como também podem desempenhar um papel fundamental na retenção de clientes."

TEMPO VS. TAMANHO

O tamanho da tela de um aparelho é proporcional ao tempo que o usuário passa com ele, de acordo com Markus Schuetz, diretor sênior de imprensa da Dell para Europa, Oriente Médio e África.

"Se você precisa apenas conferir o e-mail ou a previsão do tempo, o smartphone funciona. Se você quer surfar um pouco na web, a tela deve crescer um pouco mais, para algo em torno de 10 polegadas", afirma Schuetz.

Se o objetivo é trabalhar de verdade, o melhor é recorrer a uma tela maior ainda, de um laptop ou de um monitor de mesa, e a um teclado físico, segundo o executivo.

Angela McIntyre, analista da Gartner, concorda.

"Quando falamos sobre produtividade, como digitar um relatório ou uma carta longa, é melhor que as pessoas estejam diante de uma tela maior. Depois de algumas horas, olhar para uma tela de 7 a 10 polegadas é desconfortável."

(RAFAEL CAPANEMA)

Colaborou BRUNO ROMANI, enviado especial a Berlim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.