Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro de Alain de Botton tem nova edição

DE SÃO PAULO

O livro "A Arte de Viajar", do filósofo suíço Alain de Botton, reeditado agora no Brasil pela editora Intrínseca, é uma leitura que faz o turista procurar novos ângulos e olhares durante seu roteiro.

Nele, Botton divide suas experiências de passeios pelo mundo com os leitores refletindo sobre o processo de uma viagem, da maneira como os guias apresentam um destino à expectativa de transformação de quem sai para visitar novos lugares.

Juntamente com essas reflexões, o filósofo passeia por referências a grandes nomes da cultura mundial, como o poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) e seu conterrâneo, o escritor Gustave Flaubert (1821-1880).

Botton busca em obras e costumes de personagens e personalidades munição para uma prosa leve e repleta de considerações sobre como as viagens afetam o ser humano e seus pensamentos.

Um exemplo divertido é uma história pinçada do livro "Às Avessas", de Joris-Karl Huysmans, disponível no Brasil pela Penguin-Companhia. Nela, o duque des Esseintes, decide ir a Londres, apesar de sua aversão a passeios fora de sua mansão. Antes de embarcar, diverte-se com um guia de Londres e em um bar e uma taberna ingleses -e desiste da viagem na hora de tornar realidade suas fantasias sobre um passeio pela capital inglesa

Alain de Botton, por sua vez, explora seus pensamentos durante viagens por Barbados, Amsterdã, Madri, a região francesa de Provence e o deserto de Sinai, provocando o leitor a refletir sobre diversos aspectos do turismo.

A ARTE DE VIAJAR

Alain de Botton (tradução de Clóvis Marques)
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 19,90 (256 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.