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Epcot brinda seus 30 anos com 'Food & Wine Festival'

Na Flórida, parques da Disney sinalizam uma abertura para atrações gastronômicas e degustação de vinhos

Bebida era servida em restaurantes alusivos a países; agora, o Magic Kingdom vai oferecer álcool no Be Our Guest

DE SÃO PAULO

Aberto em 1º de outubro de 1982, o Epcot (www.epcot.com), um dos quatro parques temáticos da Walt Disney World, na Flórida, comemora 30 anos de existência com um "Food & Wine Festival".

Até 12 de novembro, o festival serve vinhos e pratos norte-americanos e, também, de países como Austrália, Bélgica, Polônia e Canadá em estandes à beira do lago.

O festival está na 17ª edição, mas sinaliza abertura maior dos parques da Disney com relação à venda de vinho, que, aliás, sempre foi servido em restaurantes, mas não em atrações.

Walt Disney (1901-1966) foi o pioneiro que anteviu a vocação da área conhecida como Grande Orlando ao anunciar na TV, em 1961, uma atração do futuro: a Experimental Prototype Community of Tomorrow, cuja sigla é Epcot.

O Epcot, no entanto, só foi aberto 11 anos depois do Magic Kingdom, de 1971, cujo foco são as crianças menores, e Disney não viveu para ver a inauguração de ambos.

O Epcot, que compreende duas áreas (o mundo do futuro e outra destinada a mostrar países), era seu xodó. Ali, planejava "recriar o passado, compreender o presente e explorar o futuro".

Hoje, todo o complexo Walt Disney World ocupa 121 km² e é, em si, um grande destino turístico mundial.

Abriu caminho para parques concorrentes, caso do SeaWorld, de 1975; do Wet'n'Wild, de 1977; do MGM Studios, de 1989; do Universal Studios; de 1990; e do Discovery Cove, aberto em 2000.

O REINO POR UM DRINQUE

No site da revista "Time", na seção Moneyland (moneyland.time.com), em 14 de setembro, o colunista Brad Tuttle comentou que muitos visitantes do Magic Kingdom, esperando para embarcar em atrações para crianças, sonharam tomar uma bebida alcoólica refrescante.

Ele lembrou que no Epcot, nos restaurantes típicos, há vinho e cerveja. Mas achou que no Magic Kingdom, tal sonho não viraria realidade.

Só então descobriu que a Disney criará o Be Our Guest, restaurante temático de "A Bela e a Fera", de gastronomia francesa, que abrirá em 19 de novembro e servirá vinhos e cervejas.

Segundo Tuttle, o anúncio disfarça o fato de que, até agora, álcool não era vendido no Magic Kingdom. Para ele, no entanto, a Disney age com cuidado: as bebidas serão oferecidas só no jantar e para fregueses sentados.

(SC)

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