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internacional
Três rotas de ônibus levam turistas em tours por Havana
CIRCULAR - Transporte público de má qualidade faz com que cubanos usem o passeio turístico como linha normal
DA ASSOCIATED PRESS
Ônibus de dois andares começaram a percorrer as ruas de
Havana em tours inspirados
nos de Londres e da Cidade do
México. Mas, em vez de Piccadilly Circus, o passeio leva turistas por prédios em ruínas
congelados nos anos 1950 e painéis com imagens de Fidel Castro e de Ernesto Che Guevara
na praça da Revolução.
Numa ilha com transporte
público lamentável, a frota de
ônibus turísticos -que começaram a circular em maio- tem
apenas 12 carros - três deles de
dois andares. Mesmo assim,
moradores de Havana passaram a tomar o ônibus para ir de
um lugar ao outro, já que os
tours oferecem algumas das
poucas linhas diretas do centro
até as praias a leste da capital.
Os ônibus de turismo
(www.transtur.cu) cobrem
150 km ao longo de três rotas.
Uma sai da praça da Revolução
e vai para o distrito histórico,
parando no La Floridita e no
Capitólio, uma versão levemente mais alta que o Capitólio de Washington. Outra rota
vai para o bulevar Malecón, e a
terceira sai do parque central e
termina na praia de Santa Maria, a leste de Havana.
Gretel Gomez, diretora comercial da estatal que lida com
o transporte para turistas, diz
que há planos para colocar
mais dois ônibus de dois andares nas ruas até o fim do ano.
Ela afirma que os ônibus de
dois andares foram propostos
em 2002, mas os planos foram
adiados porque o transporte
público era tão ruim que ônibus turísticos poderiam insultar os cubanos. "Precisamos esperar até que o transporte público melhorou."
O bilhete para o tour custa
cerca de 5 pesos conversíveis
(R$ 7,85) e permite que os viajantes desçam e subam em 44
pontos. Ainda assim, quase todos em Cuba trabalham para o
governo, e o salário médio é de
US$ 19,5 (R$ 30,7) por mês, o
que significa que a viagem é um
luxo para muitos.
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