|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DEPOIS DO TEMPORAL
Neste mês, o programa chegou a ser o mais assistido entre todos da Globo na Grande SP
"Fantástico" volta a reinar no domingo
DA REPORTAGEM LOCAL
Há quase 30 anos no ar, o "Fantástico" reassumiu a liderança na
audiência nas noites de domingo depois
da meteórica ascensão e queda do "reality show" "Casa dos Artistas", do SBT,
que impôs suas primeiras derrotas durante várias semanas. Entre os últimos
dias 11 e 17, o "Fantástico" foi a atração
mais vista da Globo na região metropolitana de SP, segundo o Ibope, com cerca
de 3,1 milhões de telespectadores.
Agora, a emissora prepara novas mudanças para 2003, quando o "show da vida" vai comemorar seu trigésimo aniversário. "Um quadro apresentado por Cid
Moreira marcará a passagem dos 30
anos", antecipa Geneton Moraes Neto,
editor-chefe do programa, explicando
que haverá também uma seção sobre culinária brasileira e atrações para o público mais jovem.
Segundo ele, a fórmula que mistura denúncia, notícia, esporte, música, assuntos leves, seriedade e humor deu mesmo
certo. A audiência mostra, inclusive, que
humor domingo à noite cai bem: os quadros "Retrato Falado", com Denise Fraga, e "Papo Irado", com Eloísa Perissé,
registram picos de audiência.
Outros trunfos nas últimas semanas
foram os flashes do show de Roberto
Carlos no Rio e a entrevista, acompanhada de um número musical, de Herbert
Vianna. Mas as velhas matérias apocalípticas ou sobre temas funestos como
exorcismo continuam.
"Nossa ambição é contar histórias que
mobilizem a curiosidade dos telespectadores", afirma Moraes Neto. Segundo
ele, o desafio maior é prender a atenção
de todas as faixas de público durante
duas horas e meia.
No ar em mais 20 países, via TV Globo
Internacional, e em Portugal, através da
SIC e do GNT, o programa, que estreou
em agosto de 1973, vem sendo sintonizado, em média, por 50% dos aparelhos de
TV ligados no domingo à noite.
"Não há uma teoria geral da audiência", diz o editor-chefe. "A mistura de
atrações tão díspares pode ser um dos segredos do sucesso, porque nosso público-alvo é toda a audiência, do bóia-fria
ao professor de pós-graduação."
Depois do susto pregado por Silvio
Santos no ano passado, quando a "revista eletrônica" apresentada por Glória
Maria e Pedro Bial conheceu suas primeiras derrotas, a saída foi investir pesado nos ajustes, que, antes, eram feitos
apenas periodicamente.
Moraes Neto diz que, "independentemente das investidas da concorrência, o
"Fantástico" tenta refletir os temas que
ocupam a atenção do brasileiro". Mas
como mobilizar uma audiência tão variada? "Essa é a pergunta que toda a equipe passa a fazer no final da noite de cada
domingo, quando o programa da semana seguinte começa a tomar forma", responde ele.
(FERNANDA DANNEMANN)
Texto Anterior: Atração do GNT combate a fome Próximo Texto: Programa que tirou Silvio Santos do livro dos recordes agora é digital Índice
|