São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIS DO TEMPORAL

Neste mês, o programa chegou a ser o mais assistido entre todos da Globo na Grande SP

"Fantástico" volta a reinar no domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

Há quase 30 anos no ar, o "Fantástico" reassumiu a liderança na audiência nas noites de domingo depois da meteórica ascensão e queda do "reality show" "Casa dos Artistas", do SBT, que impôs suas primeiras derrotas durante várias semanas. Entre os últimos dias 11 e 17, o "Fantástico" foi a atração mais vista da Globo na região metropolitana de SP, segundo o Ibope, com cerca de 3,1 milhões de telespectadores.
Agora, a emissora prepara novas mudanças para 2003, quando o "show da vida" vai comemorar seu trigésimo aniversário. "Um quadro apresentado por Cid Moreira marcará a passagem dos 30 anos", antecipa Geneton Moraes Neto, editor-chefe do programa, explicando que haverá também uma seção sobre culinária brasileira e atrações para o público mais jovem.
Segundo ele, a fórmula que mistura denúncia, notícia, esporte, música, assuntos leves, seriedade e humor deu mesmo certo. A audiência mostra, inclusive, que humor domingo à noite cai bem: os quadros "Retrato Falado", com Denise Fraga, e "Papo Irado", com Eloísa Perissé, registram picos de audiência.
Outros trunfos nas últimas semanas foram os flashes do show de Roberto Carlos no Rio e a entrevista, acompanhada de um número musical, de Herbert Vianna. Mas as velhas matérias apocalípticas ou sobre temas funestos como exorcismo continuam.
"Nossa ambição é contar histórias que mobilizem a curiosidade dos telespectadores", afirma Moraes Neto. Segundo ele, o desafio maior é prender a atenção de todas as faixas de público durante duas horas e meia.
No ar em mais 20 países, via TV Globo Internacional, e em Portugal, através da SIC e do GNT, o programa, que estreou em agosto de 1973, vem sendo sintonizado, em média, por 50% dos aparelhos de TV ligados no domingo à noite.
"Não há uma teoria geral da audiência", diz o editor-chefe. "A mistura de atrações tão díspares pode ser um dos segredos do sucesso, porque nosso público-alvo é toda a audiência, do bóia-fria ao professor de pós-graduação."
Depois do susto pregado por Silvio Santos no ano passado, quando a "revista eletrônica" apresentada por Glória Maria e Pedro Bial conheceu suas primeiras derrotas, a saída foi investir pesado nos ajustes, que, antes, eram feitos apenas periodicamente.
Moraes Neto diz que, "independentemente das investidas da concorrência, o "Fantástico" tenta refletir os temas que ocupam a atenção do brasileiro". Mas como mobilizar uma audiência tão variada? "Essa é a pergunta que toda a equipe passa a fazer no final da noite de cada domingo, quando o programa da semana seguinte começa a tomar forma", responde ele. (FERNANDA DANNEMANN)


Texto Anterior: Atração do GNT combate a fome
Próximo Texto: Programa que tirou Silvio Santos do livro dos recordes agora é digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.