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EM BUSCA DA TRAIÇÃO
Em "Ilha da Sedução", modelos solteiros vão tentar seduzir casais durante 13 semanas
SBT estréia "reality show" que é teste de fidelidade
RODRIGO RAINHO
DA REDAÇÃO
A VERSÃO brasileira do "reality
show" americano "Temptation Island" estréia hoje à noite, por volta das
22h, no SBT, na mesma faixa de horário
antes ocupada por "Casa dos Artistas 3".
Com apresentação de Anna Bárbara
Xavier, a Babi, "Ilha da Sedução" é uma
co-produção do SBT e da Fox Film gravada em uma ilha da República Dominicana. O programa testa a fidelidade de
quatro casais juntos há pelo menos 18
meses. Os homens ficam alojados com 13
mulheres durante 40 dias, enquanto suas
namoradas passam o mesmo período
com outros 13 modelos masculinos.
O formato de "Temptation Island"
aposta exclusivamente na intensa exposição da sexualidade e em suas consequências. Ao final de cada uma das 13 semanas de programa, dois modelos
-um homem e uma mulher- são eliminados por votos dos concorrentes cuja fidelidade está sendo testada.
Eventualmente, os dois grupos vão assistir a vídeos com imagens de seus parceiros. Os flagrantes devem despertar
desilusões, angústias, arrependimentos e
mudanças de comportamento. Os produtores fazem sua parte: provocam os
casais, colocam em dúvida a fidelidade e
os limites de cada um. Muitas vezes, incentivam os jogadores a traições mútuas.
No último episódio, os participantes ganham um jantar romântico e discutem
as já então azedadas relações.
"O conteúdo e as imagens têm tudo para dar certo. O telespectador terá a chance de ver muitas histórias e cenas interessantes", diz Helios Alvarez Filho, diretor
da Fox Film América Latina. "O brasileiro é mais explosivo, desinibido, se entrega mais às emoções, diferentemente dos
europeus, que são fechados e retraídos.
A interação entre participantes nas festas
é um dos pontos altos", afirma ele.
Na opinião de Alvarez Filho, "Ilha da
Sedução" não afeta os participantes.
"Não existe o certo e o errado em termos
de relacionamento. Nunca houve a intensão de passar uma imagem negativa
ao telespectador", diz. "Cenas de sexo
não serão exibidas. Há contexto e qualidade de edição, não vamos pular o muro
para um show pornográfico."
Banalização
Para a psicóloga paulista Eliana Zmetek, que atende casais e famílias em crise, o formato de "Ilha da Sedução" banaliza a privacidade
da vida pessoal e a sexualidade das pessoas. "O objetivo desses participantes é
aparecer, pessoas que levam a sério os relacionamentos não se expõem assim e
não colocam em risco a união", diz.
Para Eliana, "Temptation Island" explora a sexualidade de maneira "abusiva,
única e fora do contexto". "É uma grande fantasia, telespectadores acham que o
reflexo será positivo, mas valores expostos pela TV não levam em consideração
o ser humano como alguém que tem sua
individualidade", afirma.
Segundo a assessoria do SBT, o programa é "um ensaio sociológico", do qual os
casais participariam para verem se estão
realmente "prontos a se assumirem". A
atração, de acordo com a emissora, "pretende testar relacionamentos, e não promover o erotismo".
Dois casais de "Ilha da Sedução" são do
Rio -Bruna Silva, 22, e Vinícius Cardoso, 26; e Marcele Caldas Cortez, 28, e Leonardo Fernandes, 21. Os baianos Fabrízia
Galvão, 27, e Marcelo Bittencourt, 29, e
os brasilienses Luana Silveira, 22, e Rafael Romero, 25, completam o time.
Cerca de 4.000 casais e 9.000 modelos
se inscreveram para participar do programa. Pessoas com filhos ou casadas
oficialmente não foram aceitas.
Silvio Santos investiu R$ 12 milhões
nos treze episódios do programa, que terá reprises exibidas pelo canal pago Fox
segundas e sábados, às 22h. O original
americano "Temptation Island" foi veiculado em vários países, entre eles Portugal, França, Austrália, Inglaterra, Alemanha e China.
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