|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
A TV.COM
Primeira emissora feita para a internet está no ar
O maior trunfo da allTV é a interação com os internautas; projeto já consumiu US$ 2 milhões, segundo o diretor-geral
DA REDAÇÃO
DESDE o início do mês, está
no ar a allTV (www.alltv.com.br), primeira emissora de televisão brasileira feita para a internet. Tendo à frente o jornalista Alberto Luchetti Neto, ex-diretor do
"Domingão do Faustão", a emissora, até o último dia 14, havia recebido cerca de 16 mil visitas -com
mais de 4 milhões de page views
(entradas nas diversas páginas do
site). Interatividade é a palavra-chave.
"O internauta pode e deve interferir. Ele manda perguntas e muda
o rumo do programa, se quiser",
afirma Luchetti, que acompanha o
tempo todo o chat que acontece simultaneamente à programação.
Para ele, a vantagem dessa forma
de interação é que, além de saber
quantos internautas estão acessando o site, é possível conhecer opiniões e sugestões do público durante os programas. "O chat é o
ibope com cérebro", diz. Os internautas pode também entrar ao vivo se tiverem webcams.
O público-alvo são os cerca de 23
milhões de internautas brasileiros.
Destes, estima-se que 80% estão na
faixa dos 14 aos 34 anos. "É uma
TV feita por gente nova, com uma
linguagem irreverente, legal", diz
Luchetti.
Seis casais se revezam a cada
quatro horas na apresentação da
TV, que tem três equipes de reportagem. A maioria não tinha nenhuma experiência em TV, e todos
receberam um treinamento de
duas semanas. "Aqui não tem roteiro preestabelecido, é tudo espontâneo. A gente pode falar palavrão, errar e dar risadas", diz
Amanda Klein, 21, estudante de
jornalismo e apresentadora.
Christiano Cochrane, 30, filho da
apresentadora Marília Gabriela, é
o mais experiente do grupo, pois já
trabalhou na Globo, no GNT e na
Rede TV!. Apesar disso, ele admite
ficar cansado depois de quatro horas ao vivo no ar. "É cansativo, mas
desafiador. Quando os internautas
interagem, a gente fica mais aliviado, porque eles nos ajudam a fazer
perguntas aos entrevistados", diz
Cochrane, que entrevistou a mãe
na primeira semana no ar.
A programação é variada, e as
atrações têm entre um e dez minutos de duração. Um dos destaques
é o programa "Prime Time", no ar
de segunda a sexta com apresentadores como o colunista da Folha
Jairo Bauer, que fala às terças sobre
jovens e comportamento, e a jornalista Ana Lee, no ar às quintas falando sobre artes e espetáculos.
Estrutura Montada em cinco
meses, a estrutura da allTV custou
até agora, segundo Luchetti, US$ 2
milhões (deverão ser gastos US$ 5
milhões até dezembro) e conta
com três estúdios principais, embora todos os cômodos da casa onde funciona, no bairro do Paraíso,
em São Paulo, estejam preparados
para sediar transmissões.
Luchetti, que detém 51% do negócio, mantém segredo sobre
quem bancou o investimento, preferindo dizer que foi "um grupo de
empresários". Dez cotas de publicidade foram colocadas à venda, e a
TV entrou no ar com sete delas
vendidas. As dez cotas, de R$ 25
mil cada, cobririam o custo operacional por um ano.
Por enquanto, a programação da
nova TV só pode ser vista pela internet, mas Luchetti tem planos de
ir para a TV paga, sem, no entanto,
mudar o estilo do canal. "Nós não
vamos nos adaptar a outro formato", diz o diretor.
Na internet, a programação das
últimas 48 horas fica disponível para o internauta. O acesso é gratuito.
Para assistir à allTV, basta baixar os
programas Windows Media e Macromedia Flash, disponíveis no
próprio site.
(PALOMA VARÓN)
Texto Anterior: NY TV: O estraga-prazeres, parte 2 Próximo Texto: Laerte Índice
|