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Operadoras perdem assinantes, mas as vendas de jogos, lutas, filmes e outros eventos só crescem
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Cena de luta, gênero que ganhou um canal específico, o Combate, na Net |
MARCELO MIGLIACCIO
EDITOR DO TV FOLHA
NEM TUDO vai mal na TV paga.
Enquanto a crise no setor continua
-entre dezembro de 2001 e junho deste
ano, as operadoras perderam 59.272 assinantes-, Sky, Net e Directv comemoram o crescimento nas vendas de eventos em "pay-per-view".
As três operadoras, que detêm 70% dos
assinantes brasileiros segundo levantamento da empresa Pay-TV Survey, comercializam, fora de seus pacotes, jogos
de futebol, lutas, musicais, canais eróticos, filmes e "reality shows".
Na Net, as vendas de jogos de futebol
cresceram 5,5% de janeiro a setembro
em comparação com os nove primeiros
meses de 2001. No terceiro trimestre deste ano, o "pay-per-view" representou
4,4% da receita bruta da operadora.
O Campeonato Brasileiro mobilizou
94.085 assinantes da Net, dos quais 82%
compraram o pacote inteiro (cerca de
200 partidas, R$ 110,00 em outubro).
André Guerreiro, gerente de produto
da Net, atribui o crescimento nas vendas
a vários fatores. "O consumidor percebeu as vantagens de assistir às partidas
em casa, houve um aumento de 30% na
quantidade de jogos exibidos e possibilitamos a compra do pacote anual do futebol com pagamento em até dez vezes".
No último congresso da ABTA (Associação Brasileira de Telecomunicações
por Assinatura), em outubro, o diretor
de atendimento ao assinante da Sky,
Agrício Silva Neto, afirmou que 11% da
receita da operadora vêm do "pay-per-view". Segundo ele, 80% dos assinantes
já compraram pelo menos uma vez. No
futebol, as vendas crescem em média
10% ao ano.
Outro trunfo da Sky e da Net são as lutas, principalmente de boxe e de vale-tudo. Desde agosto, está disponível o canal
Combate, que transmite quatro horas
diárias de pancadaria. A Net vendeu
7.634 eventos do gênero entre janeiro e
setembro deste ano, 70% deles para assinantes do Rio e de São Paulo, homens e
com idades entre 20 e 35 anos.
Fanny Friedmann, diretora de marketing da Directv, afirma que a criação de
pacotes que disponibilizam um mesmo
filme durante todo o dia aumentou em
24% a receita.
"Otimizamos o produto, que pode ser
visto como no cinema, em várias sessões", diz ela, citando "Gladiador",
"Náufrago" e "Planeta dos Macacos" como alguns dos filmes mais comprados
pelos assinantes nos últimos meses.
Mas o melhor desempenho em vendas
na Directv foi do "reality show" "Casa
dos Artistas", do SBT. Sete em cada dez
compradores adquiriram pelo menos
duas das três edições do programa.
A Sky também comercializou 24 horas
por dia do "Big Brother Brasil", da Globo, mas, como a concorrente, não divulgou os números das vendas.
Em junho, o Brasil tinha 3.499.395 assinantes de TV paga, 83% deles pertencentes às classes A e B, 14% na classe C e 2%
divididos pelas classes D e E.
Parte da receita obtida pelas operadoras nas vendas é repassada à distribuidora dos programas. No caso do futebol,
por exemplo, Net e Sky dividem os lucros com a Globosat, que distribui o canal Sportv. Este, por sua vez, já pagou aos
clubes pelos direitos sobre os jogos.
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