Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Carros dividem motores, mas têm ajustes diferentes
DE SÃO PAULOA engenharia atual permite menores custos de produção dos automóveis. Diferentes modelos dividem os conjuntos de motor e câmbio, mesmo que suas carrocerias sejam bastante diferentes.
É o caso dos Fiat Punto Sporting e Doblò Adventure. Embora tenham mecânica similar, cada um é ajustado para atender às diferentes características dos carros.
"Os motores são iguais, o que muda é a forma como a performance aparece em cada carro. Isso é definido pelos ajustes da injeção e das relações de marchas e até dos pedais de acelerador", explica o assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser.
O sistema de freios também muda. Mais pesado, o Doblò necessita de pastilhas e discos mais robustos. Contudo, a central eletrônica é mantida.
"A central eletrônica do ABS não costuma mudar. Altera-se apenas o acerto, feito de acordo com a aplicação", diz Rolf Geiser, diretor da fábrica da Continental em Várzea Paulista (a 54 km de São Paulo).
Acostumado a verificar a potência, o brasileiro nem sempre compara os dados do maior aliado em arrancadas e retomadas: o torque, também definido como "força".
No caso do Doblò, os 18,9 kgfm máximos de torque são indispensáveis, ainda mais com ele carregado. No Punto, mais leve, é essa força que o torna ágil.