Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Partida
Ghosn confirma Datsun no Brasil
A Datsun, marca que a Renault-Nissan acaba de relançar, de olho nos consumidores de países emergentes, virá para o Brasil. Foi o que disse em entrevista à Folha, o franco brasileiro Carlos Ghosn, presidente mundial do grupo, durante o Salão de Frankfurt. Ajuda o fato de que seus modelos utilizam a plataforma do hatch March e o do sedã Versa, que começarão a ser produzidos no Rio de Janeiro.
Há algumas semanas, a Datsun apresentou o pequeno Go, que será vendido na Índia e na África do Sul. Também já estão confirmados sedãs da marca para a Rússia, monovolumes para a Indonésia, além de picapes e sedãs estampados com a marca.
"Como um dos maiores países emergentes, o Brasil também estará dentro desta estratégia da Datsun e erá fundamental para conquistarmos mais consumidores", disse Ghosn. "Mas isso não acontecerá ainda em 2014." (Fernando Valeika de Barros)
Fumaça branca
Renault 1984 vira papamóvel
Um surrado Renault 4 branco do início dos anos 80 entrou para a frota do Vaticano.
O carro, que é desprovido de luxo e tem 300 mil quilômetros rodados, foi um presente de um padre italiano ao Papa Francisco, que adorou a surpresa e, assim que pode, saiu dirigindo o compacto pelo Vaticano, para desespero de seus guarda-costas.
Conhecido por seu estilo humilde, o pontífice confessou que dirigia um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina, sua terra natal.
Antes de aceitar o presente, o papa se preocupou em saber se o doador teria outro automóvel para usar.
GRAXA
Como Sei se o meu carro tem airbags de joelho e de cortina?
1) As bolsas infláveis possuem inscrições nas áreas onde estão instaladas. No caso dos airbags laterais, a identificação aparece nos revestimentos internos das colunas.
2) Mas tanto os airbags de cortina como os de joelho costumam equipar apenas modelos mais sofisticados. Servem como um complemento às bolsas frontais, posicionados no volante e no painel do lado do carona.
3) Essas bolsas têm a função de evitar o impacto do corpo contra partes rígidas do carro no caso de uma batida. Mas, para isso, o cinto precisa ser usado em conjunto.Fonte: Cesvi
Acabei de comprar um Evoque, mas o carro tem tanto botão que me deixa confusa. Fui abrir o teto solar e acabei ligando o som. Outro dia viajei com o alerta de velocidade apitando pois eu não sabia como desliga.
ÍRIS STEFANELLI
APRESENTADORA DE TV
AGENDA
16 SEGUNDA
Aconte o simpósio do SAE "Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade", no Centro de Convenções Milenium SP (rua Dr. Bacelar, 1.043), das 8h20 às 17h. Inscrição de R$ 150 a R$ 630
17 TERÇA
O Auto Show Collection promove a "Noite dos Clássicos Chevrolet", no sambóbromo (avenida Olavo Fontoura, 1209). A entrada com estacionamento custa R$ 29
Misto quente
Com 544 cv e suspensão elevada, conceito Audi Nanuk mistura características de um superesportivo com a de um utilitário urbano
(A) Tração fatal
Apesar dos 710 cv, o Mercedes G63 6x6 AMG preparado alemã Brabus precisa ter a velocidade limitada a 160 km/h, pois a carroceria tende a pender muito em curvas
GUIA
1001 Carros para Dirigir Antes de Morrer
Simon Heptinstall
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 60 (960 págs.)
Ex-taxista e jornalista especializado em automóveis, autor faz uma relação que inclui desde emblemáticos superesportivos atuais até veículos revolucionários que fracassaram comercialmente no passado. Há fotos e ficha técnica dos carros.
105
motos da Ducati foram emplacadas no último mês no Brasil, volume recorde, segundo a marca italiana