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Siniav facilitaria adoção do pedágio urbano DE SÃO PAULOPara Creso de Franco Peixoto, especialista em transporte e professor de engenharia da FEI (Fundação Educacional Inaciana), a implantação do sistema de placa eletrônica facilitaria a adoção do pedágio urbano na capital. A cobrança, que visa restringir a circulação de veículos em grandes centros, já foi adotada em metrópoles como Londres e Santiago. Em São Paulo, poderia substituir o rodízio municipal de carros. No final do mês passado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer favorável ao projeto de lei que autoriza a criação do pedágio urbano na cidade. O projeto, de autoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), porém, ainda precisa ser analisado pelas comissões de Transportes e de Finanças e passar pelo aval do prefeito. O prefeito Gilberto Kassab (PSD), que já está no fim de seu segundo mandato, diz ser contrário à ideia. Mas há candidatos que defendem a implantação da cobrança. É o caso da ex-vereadora Soninha Francine (PPS). "Vai chegar um momento em que a própria população vai pedir a cobrança, pois o pedágio urbano sai mais barato do que os congestionamentos. Esse sistema é menos restritivo que o rodízio, e a taxa diária poderia ser compatível ao preço de uma passagem de ônibus [R$ 3]." Em Londres, circular de carro pelo centro custa o equivalente a R$ 30. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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