Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Brasileirinho Primeiro compacto nacional da Hyundai, HB20 chega com bons trunfos para a difícil tarefa de enfrentar o líder VW Gol FELIPE NÓBREGA ENVIADO ESPECIAL a COMANDATUBA (BA) O primeiro compacto nacional da Hyundai não esconde a origem sul-coreana, caracterizada principalmente pelas linhas repletas de vincos da carroceria. Mas o sotaque é brasileiro, garante o fabricante. O Volkswagen Gol, líder de vendas no mercado brasileiro, foi a referência durante todo o desenvolvimento do HB20, que começa a ser produzido a partir de 20 de setembro, em Piracicaba (SP). A base mecânica é a mesma do compacto asiático Hyundai i20, que também é compartilhada com o Kia Picanto. Na comparação entre os "irmãos", o HB20 leva vantagem por oferecer dimensões mais generosas. A versão de entrada do novo compacto nacional tem motor 1.0 flex de três cilindros (80 cv) e câmbio manual de cinco marchas. O preço começa em R$ 31.995. O HB20 traz, de série, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e airbag duplo. O acionamento elétrico dos vidros e das travas das portas estão disponíveis a partir da versão Comfort Plus (R$ 33.995). Quem quiser o equipamento de som original com toca-CDs e entrada auxiliar USB terá de pagar R$ 995 a mais. Vale o investimento, pois o aparelho ajuda a compor o visual do painel. Em um teste de 150 quilômetros, o compacto HB20 mostrou que está preparado para enfrentar os buracos do asfalto brasileiro. A suspensão filtra bem as imperfeições do piso e os bancos anatômicos acomodam bem os cinco ocupantes. O novo Hyundai tem direção leve e rodar mais suave que o do Gol. Entretanto, em curvas rápidas, o rival da Volkswagen tem comportamento superior graças à firmeza da suspensão. A versão com motor 1.6 (128 cv) do HB20 mantém a boa posição de guiar e é bem mais disposta. O câmbio manual de cinco marchas com relações curtas (o mesmo usado no Hyundai Veloster) ajuda a tirar o melhor proveito do conjunto. O preço do Hyundai HB20 1.6 começa em R$ 36.995. Todas as versões com esse motor trazem freios ABS, além de maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria. AUTOMÁTICO A versão mais cara do modelo (R$ 47.995) tem rodas de liga leve aro 15, volante regulável em altura e profundidade, sensor de estacionamento e câmbio automático de quatro velocidades. A Hyundai prevê vender 7.500 unidades do compacto HB20 por mês, média que será suficiente para posicioná-lo próximo ao ranking dos dez automóveis de passeio mais emplacados no Brasil. Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |