Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Peças e acessórios Saiba como aproveitar melhor o espaço no porta-malas FELIPE NÓBREGADE SÃO PAULO Viajar de carro por uma boa estrada é um sonho para quem gosta de dirigir. A parte chata é ter de acomodar a bagagem no veículo. Para a "personal organizer" Irene Lourerio, o excesso de bagagem e a falta de organização podem custar caro: o peso extra interfere diretamente no consumo de combustível. "Em casos extremos, o consumidor precisa investir em um modelo maior e mais potente para conseguir carregar toda a 'tralha' da família", diz a especialista em arrumação. A má distribuição da carga ainda prejudica o comportamento dinâmico do carro. André Horta, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), explica que primeiro devem-se acomodar as bagagens pesadas perto do encosto do banco e sobre o eixo traseiro. "Assim a frente do carro não empina a ponto de elevar o facho dos faróis e ofuscar outros motoristas." Mesmo pequenos itens devem ser transportados no porta-malas. Soltos na cabine, principalmente sobre o tampão traseiro, representam uma ameaça aos passageiros. Estudo feito na Espanha pela Fundação Mapfre apontou que, no caso de uma batida a 60 km/h, os objetos soltos pelo interior do automóvel podem ser arremessados com uma força equivalente a 55 vezes o seu peso original. Ou seja, um laptop de 3 kg poderia acertar a cabeça de um ocupante com um golpe equivalente a 165 kg, o que poderia ser fatal. TURBINADO O Peugeot 308 THP, que é produzido na Argentina, já chegou ao Brasil. A nova versão do hatch tem motor 1.6 turbo (165 cv) e câmbio automático de seis velocidades -é o mesmo conjunto mecânico usado no sedã 408. Os carros serão exibidos no Salão de São Paulo, que será realizado entre dias 24 de outubro e 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. As vendas começarão logo após o término do evento. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar próximo de R$ 70 mil. Hoje, o 308 mais caro (Feline 2.0 automático) custa R$ 65.990. PICAPE RADICAL A Volkswagen irá apresentar a picape conceitual Amarok Canyon no Salão de São Paulo. O modelo, cujas características foram pensadas para praticantes de esportes radicais, traz dois caiaques de fibra de carbono na caçamba, faróis de longo alcance instalados no teto e pintura perolizada. O motor usado no protótipo é o mesmo 2.0 turbodiesel (180 cv) que equipa versões do utilitário à venda no Brasil. A suspensão foi elevada e há rodas e pneus especiais, prontos para enfrentar trechos de lama e terra. O protótipo pode dar origem a um modelo de série. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |