Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Múltipla escolha
Mercado oferece hoje mais de 200 carros em 900 versões, muitas na mesma faixa de preço; para não se embaralhar, é preciso conhecer bem os produtos
No fim dos anos 1980, quem comprava um carro no Brasil tinha poucas opções. Cada faixa de preço trazia três ou quatro veículos diferentes -havia cerca de 30 modelos à venda. Hoje, o mercado oferece mais de 200 automóveis em 900 versões. Quanto mais alternativas, maiores são as dúvidas.
"A indústria divide o mercado em segmentos A, B ou C. Mas essa não é necessariamente a percepção do consumidor, o que leva ao surgimento de carros com características distintas dentro de uma mesma categoria", afirma Hermann Mahnke, diretor de marketing de produto da GM.
O primeiro passo para tomar a decisão certa é definir o quanto se quer pagar e, depois, partir para a pesquisa de mercado, com visitas às concessionárias para conhecer de perto as opções. Foi o que fez o empresário André Penha, 32.
"Em 2010, quando morava nos EUA, comprei um Mercedes C300. De volta ao Brasil, procurei um carro delimitando a faixa de preço. Pesquisei bastante e escolhi o Fiat 500", conta André.
RAZÃO E EMOÇÃO
O empresário cita vários motivos lógicos para justificar a compra. Segundo os fabricantes, esse é o comportamento usual do consumidor.
"Na hora de verbalizar os desejos, os conceitos racionais são mais fortes. Fatores emocionais são difíceis de explicar", diz Hermann.
Em 2008, levado pela emoção, o professor Luciano Pires, 38, comprou um Honda Accord usado, ano 1997. Após alguns meses, viu que o carro não combinava com seu cotidiano, e radicalizou: trocou o sedã por um Ford Ka 1.6 novo.
"Os gastos eram altos e era difícil encontrar vagas para o Honda", explica o professor, que hoje tem um Focus hatch.
"Nas compras motivadas apenas pela emoção, o cliente não considera que, no futuro, incidirão outros custos como combustível, seguro e manutenção", diz Milad Kalume Neto, gerente da consultoria Jato Dynamics.
Contudo, a compra não precisa ser estritamente racional. É possível priorizar praticidade, espaço ou status em uma mesma faixa de preço.
DICAS PARA UMA COMPRA CONSCIENTE
- Defina o valor máximo da compra antes de ir procurar o carro e mantenha o foco, para não perder o controle sobre as finanças
- Não deixe de simular os valores da apólice de seguros antes de fechar a compra. Consulte também o plano de manutenção e garantia proposto pelo fabricante
- Faça um "test drive" para conhecer o que pretende comprar. Se o vendedor disser que não há modelos disponíveis para avaliação, procure outra loja
- Não descarte um fabricante sem antes conhecer seus produtos de perto. Um bom negócio pode surgir onde menos se espera
- Compare preços entre lojas de uma mesma marca