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Tela de LCD substitui mostrador analógico em carros modernos
Painel digital oferecem múltiplas maneiras de exibir informações ao motorista
Em 1953, o motorista do primeiro Corvette era recebido a bordo por um mostrador com números em intervalos de dez milhas por hora, até 160. Era uma demonstração visual de velocidade.
Em contraste, o painel de instrumentos da nova geração do Corvette, exibida pela primeira vez no Salão Detroit, que acaba hoje, oferece um conta-giros formado por grandes números que cercam a imagem virtual do veículo, com efeitos 3D.
O mostrador enfatiza os 450 cv de potência do novo motor V8. Mas essa é apenas uma maneira de observar o que o carro está fazendo.
"O painel é completamente configurável", explica Ryan Vaughan, engenheiro que projetou o interior do esportivo da General Motors. Não há mais mostradores circulares nem ponteiros: uma tela de LCD com 20 centímetros os substituiu.
SEM PONTEIROS
Os instrumentos de um carro resumem sua personalidade. É o meio pelo qual o motorista interage com a máquina. Eles transmitem emoção, além de informação.
Com a expansão do uso da tecnologia nos automóveis, o volume de dados exibidos vem crescendo rapidamente.
Os modelos exibidos este ano no salão norte-americano sugerem uma silenciosa revolução. Os recursos digitais estão eliminando os últimos traços da tecnologia analógica no painel. Os ponteiros estão sumindo.
Gordon Wagener, vice-presidente de design da Mercedes, está entre os que preveem uma virada completa para a instrumentação virtual.
"Eu creio que os mostradores analógicos desaparecerão, a questão é como fazer a substituição", diz o executivo.
Por anos, a maioria dos carros tinha velocímetros e conta-giros analógicos apesar de os veículos já contarem com avançados recursos digitais -era uma mostra de respeito à tradição.
Os recursos gráficos no painel do novo Corvette são sofisticados e oferecem múltiplas maneiras de exibir informações. Em modo Track, por exemplo, um gráfico largo mostra a faixa de torque.
O modelo foi um dos primeiros carros a ter um painel de LCD, em 1984, bem como um sistema que projeta informações no para-brisa.
Mas, com a passagem do tempo, as novidades podem parecer datadas, como os complexos equalizadores gráficos que faziam sucesso nos carros dos anos 1970.