São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

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CARTAS

Picasso com falhas no motor
"Tenho uma Picasso 2001 que apresenta falhas no motor. Levei o carro à revenda Francecar em outubro. Após a revisão paga e o conserto de um problema relacionado à injeção eletrônica, o motor voltou a falhar. Retornei à revenda, mas no dia seguinte os problemas continuaram. Dessa vez, chamei o guincho da Citroën, o carro foi levado à autorizada Genève e ficou lá até 1º de novembro. O veículo continua com os mesmo defeitos."
Gilberto de Castro Moreira Júnior (São Paulo, SP)

Resposta - A Citroën diz que contatou a Francecar e soube que o veículo do cliente entrou na oficina em 4 de novembro, quando foi diagnosticada falha na bomba de combustível. Segundo a montadora, a peça foi substituída, e o carro, entregue ao cliente dois dias depois.

Réplica - O leitor disse à Folha que o problema não voltou a ocorrer depois da troca da bomba de combustível.

Palio com motor trocado
"Meu Palio EDX, comprado em agosto de 97 na autorizada Phipasa, está com 55 mil quilômetros. Quando tentei vendê-lo, a vistoria do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] apontou que o motor não era o original. Com isso não pude transferir o carro. Esse Palio sempre foi meu e nunca teve o motor mexido. A revenda diz que não tem o que fazer, pois o número do motor deveria ser o da nota."
Luiz Roberto Godolfim (Florianópolis, SC)

Resposta - A Fiat informa que contatou o cliente no dia 13 de novembro e que o assunto ficou esclarecido. A montadora enviou um laudo para o Detran oficializando a situação do carro.

Atendimento da Peugeot
"Com mais de uma semana de antecedência, marquei a revisão do meu Peugeot 206, na autorizada Aquitaine, para 23 de setembro. A entrega ficou para o dia seguinte, mas acabei indo buscar o veículo somente no dia 25. Os funcionários não sabiam onde estava o carro. Quando o encontraram no pátio, estava sujo e não podia ser retirado."
Rose Moraes Silva (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot diz que lamenta o transtorno. Segundo a fábrica, a revenda foi notificada, e medidas foram tomadas para que isso não ocorra mais.

Mais segurança nos carros
"Os órgãos responsáveis deveriam ser mais exigentes quanto à segurança. Os pisca-piscas nas laterais, por exemplo, são baratos e podem evitar acidentes, mas não equipam todos os carros. Por que não exigir por lei que esse e outros itens de segurança sejam de série nos veículos?"
Ubiratan Munhoz de Aguiar (Taubaté, SP)

Resposta - Segundo o consultor de trânsito e transporte Roberto Salvador Scaringella, 62, tudo que pode facilitar o ato de ver e ser visto ajuda na segurança.
Scaringella esclareceu que hoje a segurança nos automóveis é debilitada principalmente por dois motivos: os motoristas negligenciam a manutenção, e o governo se omite na exigência de cumprimento do artigo 104 do Código Nacional de Trânsito, que determina inspeção técnica antes do licenciamento dos veículos.

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