São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011 |
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Space Cross agrada, mas aventureiro de verdade ainda é Fiat Apesar do refinamento, estreante da VW peca por falta de vigor; Livina X-Gear oferece apenas pacote visual Além de superar bem os buracos na cidade, Idea é o único que oferece sistema auxiliar para tirar carro de atoleiro FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO Pode parecer incoerência, mas esses carros de passeio metidos a "off-road" são mais versáteis na cidade que na terra. Afinal, com tanto buraco no asfalto, só um veículo com suspensão reforçada e pneu de perfil alto para aguentar as pancadas. Talvez isso explique parte da ascensão meteórica dos "aventureiros" nesses últimos 12 anos -foi a Fiat que os inventou, em 1999. A mais nova integrante da turma é a VW Space Cross, que mostra já de cara ter aprendido ao menos com os erros de suas antecessoras. A perua da Volkswagen começa acertando na maquiagem. Por fora, só o para-choque dianteiro parrudo e a estreita faixa na lateral a diferenciam de sua versão "civil". A discrição, mais do que uma questão estética, visa não sobrecarregar ainda mais o motor 1.6 (até 104 cv), de desempenho apenas mediano. Deslize que seria aceitável em qualquer outro "aventureiro" de proposta familiar. Não para a Space Cross, a mais cara do segmento -completa, sai por R$ 61 mil com o câmbio automatizado. Uma opção similar e mais em conta é a Nissan Livina X-Gear 1.8 automática (126 cv). Por não ter ajuste de altura do banco, é melhor conferir antes se a posição de dirigir agrada. Mas espaço na cabine a "japonesa" tem de sobra: 2,60 m só de entre-eixos, medida de Honda CR-V. SUBSTITUTA Próxima de ser reestilizada, a líder Palio Adventure abriu mão de participar desse comparativo Folha-Mauá. No lugar, a Fiat mandou a minivan Idea, que nesta versão carrega inclusive o mesmo sobrenome e o vigor do motor 1.8 (132 cv) da perua, outra na faixa dos R$ 57 mil. Em comum, as duas são equipadas com pneus de uso misto 205/70 R15 e amortecedores com alto poder de absorção de impactos. Diante dos buracos, são imbatíveis. As montadoras cederam os carros para teste INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA 0/xx/11/4239-3092; www.maua.br Texto Anterior: Dia de treinamento Próximo Texto: E eu com isso?: Enfeites de plástico custam caro Índice | Comunicar Erros |
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