São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011 |
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Tiguan é o primeiro importado com novo IPI Aumento do imposto fez VW elevar preço do utilitário alemão, que chega por R$ 110 mil RICARDO RIBEIRO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE O Volkswagen Tiguan 2012 é o primeiro importado a chegar após o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que estão fora dos acordos bilaterais com Argentina, México e Uruguai. Fabricado na Alemanha, o utilitário será vendido por R$ 110 mil -cerca de R$ 4.000 a mais do que o planejado antes da mudança no imposto. A montadora não revela o quanto teria alterado sua margem de lucro ou ajustado custos de operação. "O preço do modelo anterior era R$ 101,3 mil, ou seja, o aumento não chegou a 8%, considerando o IPI e os novos equipamentos", diz Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da VW. Das quatro principais novidades técnicas do carro, três são opcionais. O sistema de controle de fadiga do motorista, como o do Passat, é de série. Ele monitora o comportamento do condutor e emite um alerta no painel quando identifica reações mais lentas. Já o navegador integrado, o sistema de abertura das portas e ignição do motor por botão e a nova geração do Park Assist, que estaciona o carro e o retira de vagas mais apertadas sem a intervenção do motorista, são opcionais. TRAÇÃO INTEGRAL O motor é o mesmo 2.0 com injeção direta de gasolina, 200 cv de potência e 28,5 kgfm desde 1.800 rpm. Em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades, apresentou bom desempenho no "test-drive" de 200 km. Nos trechos de terra, a tração integral permanente nas quatro rodas (com bloqueio do diferencial) distribuiu a força nas rodas e nos eixos, fazendo o utilitário superar as dificuldades do terreno. A suspensão filtra bem as irregularidades do piso. O controle de estabilidade e os freios ABS ajudam a manter o Tiguan nos trilhos, mesmo em trechos sinuosos. Ar-condicionado, sensor de chuva, troca sequencial de marchas por meio de borboletas atrás do volante e seis airbags são itens de série. Os rivais são Honda CR-V (R$ 97.380), fabricado no México, e os sul-coreanos Kia Sportage e Hyundai ix35. Texto Anterior: Carros da concorrência também fazem parte do treino da rede Próximo Texto: New Fiesta traz kit que evita 'barbeiragem' Índice | Comunicar Erros |
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