UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

206 barulhento
"Com menos de um mês de uso, meu 206 1.6 Soleil começou a fazer barulho todas as manhãs e, depois de um tempo, o ruído parava. Fui à Victoire, que trocou correia e rolamentos. Após alguns dias, o carro voltou a fazer barulho.
Dessa vez, o atendente disse que eu teria de conviver com ele, pois a Peugeot não tinha uma solução. Liguei para a montadora, e a consultora disse que o barulho continuaria e que era normal."
Maurício de Faria Faccio (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot admite que, em veículos com motor 1.6 16V, a correia pode sofrer um pequeno deslizamento entre a sua parte lisa e o rolete do tensor automático, que tem a finalidade de manter a correia sempre com a mesma tensão. O movimento pode provocar um rangido quando o motor está frio. Isso ocorre porque a correia fica mais rígida, facilitando seu deslizamento. Segundo a Peugeot, isso não interfere no funcionamento do carro nem causa desgaste prematuro das peças.

306 sem revisão
"Ao adquirir um 306 usado, comprei um problema. Segundo o vendedor da Victoire, o carro era da equipe técnica da fábrica e estava em perfeitas condições. Recebi um veículo amassado e riscado (que a concessionária prometeu arrumar), com defeito nas marchas e alto consumo de combustível. A Victoire propôs fazer revisão para corrigir a marcha, mas não se comprometeu com a funilaria e o consumo."
Alice Itani (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot disse que contatou a Victoire e soube que o veículo foi consertado. A fábrica afirmou que tentou contato telefônico, mas a cliente viajara.

Propaganda enganosa
"A Caoa anunciou uma Ranger, cabine simples, com direção hidráulica, por R$ 29.990, mais frete de R$ 1.500. Em setembro, liguei para a filial da Lapa, e a oferta foi confirmada pelo vendedor, que me informou que era um modelo 2003/2003. Depois de dois dias fui à Lapa, mas descobri que o veículo estava na Caoa Francisco Morato. Lá, notei que era 2002/2003. Cobrei do vendedor a razão de não ter falado a verdade, e ele disse que eu deveria ter me enganado."
Fernando Moreira (Ribeirão Preto, SP)

Resposta - A Ford disse que esclareceu ao cliente que o anúncio citava só o ano/modelo do veículo. A montadora lamenta ter havido falha no atendimento da revenda.

Ka sem acabamento
"Ao retirar meu Ka da Projeto, constatei que apresentava riscos, pintura áspera e restos de cera protetora. Faltava a chave-reserva, e o hodômetro não funcionava. Levei o carro de volta à revenda e avisei que havia uma peça solta na parte inferior dianteira. O atendente disse que a peça estava quebrada. Eu poderia escolher: andar com a peça assim enquanto chegava uma nova ou andar sem a peça. O fecho do porta-luvas quebrou, e o espelho retrovisor esquerdo não regula."
Antônio Klein Neto (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford disse que o caso está encerrado, após a revenda ter consertado os problemas.

Réplica - O leitor confirma a resposta da Ford.



Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.



Texto Anterior: Orçamento e nota são armas antitrambique
Próximo Texto: Motos: Honda traz três novos modelos do Japão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.