São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

CARTAS

Defeitos na linha VW
""Na edição do dia 7 de dezembro, a Folha publicou reportagem sobre as panes mais comuns. Poderia estar presente uma pane muito comum na linha Volkswagen Gerações 2 e 3. Na hora em que entra em funcionamento o ventilador do radiador, o ponteiro do indicador de temperatura sobe até o máximo, e a lâmpada fica piscando. Isso ocorre no Gol, na Saveiro, na Parati e em alguns Santana. Nos veículos que não possuem o indicador de temperatura, a lâmpada fica piscando."
José Amilton (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que em seus registros estatísticos não consta a incidência de problemas semelhantes, mas que o cliente deve se dirigir ao gerente de serviços de uma autorizada.


Astra com consumo elevado
""Na edição sobre as panes, o que me chamou a atenção foi os comentários sobre o Astra. Em 2001, adquiri um Astra 1.8, sem ar-condicionado, mas o consumo me assustou. Levei o carro a diversas revendas, que alegaram que o problema é o combustível. Inconformado com as respostas das concessionárias, encaminhei um e-mail para a GM. Na reportagem, os mecânicos alegaram que o problema está na sonda lambda de um só fio, para os carros com ar-condicionado."
Izaias Ferreira de Paula (São Paulo, SP)

Resposta - Os mecânicos consultados pela Folha dizem que o problema também pode ocorrer com o modelo sem ar-condicionado. A GM afirma que não existe dado mais variável num automóvel do que o consumo. Segundo a montadora, esse dado depende de fatores como maneira de dirigir, densidade e vazão do tráfego, topografia, clima, carga, pressão dos pneus, características do combustível, como foi realizado o reabastecimento (nivelamento do piso e variação da quantidade colocada), precisão do medidor da bomba de abastecimento e diferenças de marcação do hodômetro. A GM diz ainda que existem fatores que contribuem para a economia. Manter os pneus calibrados de acordo com as recomendações, alinhar e balancear as rodas, checar velas e filtro de ar, não conduzir peso em excesso. Viajar em estradas com os vidros abertos eleva o consumo pelo aumento do arrasto aerodinâmico. Manter em perfeitas condições o sistema de escapamento (furos, canos ou silenciosos não originais aumentam o consumo), evitar, quando parado, aceleradas em ponto morto. Arrancadas e altas velocidades desnecessárias são aliadas do desperdício. Procure sempre utilizar a marcha mais alta possível, sem forçar o motor. A montadora reconhece que a utilização do ar-condicionado, apesar do conforto oferecido, aumenta o consumo pela necessidade de o motor acionar o compressor do ar-condicionado e que são necessários perto de 6 cv para acionar o compressor nas médias e na altas rotações.


Celta com motor barulhento
""Adquiri um Celta 1.0 VHC 2003, com 11 mil quilômetros e com garantia até 27 de junho de 2004. Depois de apenas uma semana de uso, notei que o motor em marcha lenta ou em funcionamento normal apresenta uma batida de pino de pistão ou de biela, bem característica de motores prestes a quebrar. Também pude observar que os cintos de segurança de três pontos do banco traseiro são fixos. Entrei em contato com a revenda Viamar e soube que esses problemas são característicos desse modelo de automóvel. Não satisfeito, procurei o atendimento ao cliente da GM, que confirmou que os problemas são normais nesse veículo. Infelizmente, a montadora, em vez de procurar solucionar o problema, inventou um novo sinônimo para defeitos, que passou a chamar de características."
Luiz Antônio Picco (São Bernardo do Campo, SP)

Resposta - A General Motors diz que a revenda verificou o veículo do cliente e o considerou normal no que diz respeito ao funcionamento do motor e que não existe nenhum inconveniente que possa comprometer a sua durabilidade.


Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Salão: Los Angeles tenta sair da sombra de Detroit
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.