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São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

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CARTAS


Recall do Classe A?
""Tenho um Mercedes-Benz A 160, que apresentou defeito na bomba da direção hidráulica. Vários donos de Classe A reclamaram do defeito, e foi constatada pelas revendas a entrada de água no circuito eletrônico da bomba, por falha na vedação, ocasionando sua queima. Por ocorrer em situações imprevistas, o defeito influi na segurança e é totalmente passível de um recall. A Mercedes executou "recall branco" em alguns carros que foram às autorizadas. Consultando a DaimlerChrysler, até por meio do Procon, ela negou a troca do componente, pois meu carro não passou pela primeira revisão, mas a peça tem vida útil indeterminada e não requer manutenção preventiva."
Paulo Júlio Gomes Faustini (Coronel Fabriciano, MG)

Resposta - A DaimlerChrysler diz que o período de garantia do veículo do leitor é de 12 meses, sem limite de quilometragem. Segundo a montadora, o automóvel já estava fora do período de cobertura e ele não passou pela primeira revisão nos concessionários autorizados. A empresa comentou que a segunda revisão foi realizada com atraso, e a terceira não foi feita. Por esses motivos, não pôde fazer nenhuma cortesia comercial.

Réplica - O leitor confirmou que não fez a primeira revisão e disse que a segunda e a terceira foram realizadas quando o painel acusou sua necessidade.

Entrega atrasada do Stilo
""Comprei um Stilo 1.8 16V vermelho, em 30 de outubro de 2002, na concessionária Lapenna, que insiste em me ofertar um carro com características diferentes. Ela também responsabiliza a montadora pela falta de atendimento ao pedido."
Luís Antônio da Costa Monteiro (Botucatu, SP)

Resposta - A Fiat diz que contatou o cliente no dia 10 de abril, quando soube que ele confirmou a retirada do veículo na concessionária Lapenna.

Fiorino não entregue
""Em 13 de março, negociei por telefone um Fiorino 2002/2003 com a concessionária Total. No dia seguinte recebi um fax com o número do pedido. Mas a vendedora me telefonou e disse que havia esquecido de incluir o valor do frete. Não concordei com o pagamento, então ela me propôs que cada um pagasse metade. "
Gilberto Wartuseh (Mairiporã, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, a Total conversou com o cliente prestando informações. Diz também que contatou o cliente em 8 de abril e esclareceu o assunto.

Réplica - O leitor afirma que ninguém da Total ligou para ele, fato informado quando um funcionário do atendimento a clientes da Fiat entrou em contato.

Lâmpada do Palio
""Recentemente troquei as lâmpadas do farol baixo (de 55 W) de meu Palio 2002 por outras de 100 W para deixar o foco mais "branco" e dar a aparência de xenônio. Tal troca exigiu a adaptação de um relê. Queria saber se a mudança trará problemas."
Cícero Gomes (Mogi das Cruzes, SP)

Resposta - A Fiat diz que contatou o cliente e o orientou sobre as consequências negativas em relação à instalação do item em questão, como a descaracterização do produto.


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