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São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

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Frontier simples deve capacidade de carga

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Esqueça tração nas quatro rodas, pára-choque pintado na cor do veículo e duas opções de nível de acabamento. A Nissan Frontier com cabine simples nasceu para o trabalho. Mas, com capacidade para transportar no máximo 1.000 kg, ela perde para Chevrolet S10 (1.065 kg), Ford Ranger (1.060 kg) e Toyota Hilux (1.235 kg).
A capacidade de carga das duas Frontier, no entanto, é a mesma. O que muda é o tamanho da caçamba: passou de 1,43 m para 1,97 m. Com a cabine reduzida, o comprimento total é 22 cm menor -5,08 m contra 4,86 m.
A Frontier conserva o mesmo motor da cabine dupla, um 2.8 turbodiesel de 132 cv (cavalos) e 34,7 kgfm de torque (força). E aí a vantagem que a Hilux tem na caçamba acaba: ela gera apenas 66 cv, enquanto Ranger e S10 também desenvolvem 132 cv.
O câmbio também é o mesmo -ou seja, os engates continuam duros, e a alavanca oscila bastante. Feita para o transporte de carga, quem anda na Frontier precisa se acostumar aos frequentes pulos que a suspensão dura causa ao passar por asfalto esburacado.
Aliás, conforto é uma palavra que não existe no vocabulário da Frontier. A cabine tem espaço reduzido, e o motorista -principalmente os mais altos- ganha dores nas costas facilmente.
Fabricada em São José dos Pinhais (PR), a picape da Nissan tem direção hidráulica com regulagem de altura e freios ABS (antitravamento) de série. Trio elétrico e ar-condicionado são opcionais.
A Frontier cabine simples começa a ser vendida na segunda quinzena de maio. O preço ainda não foi definido, mas deve ficar entre R$ 56 mil e R$ 59 mil. A S10 custa a partir de R$ 56.070, e a Ranger começa em R$ 54.520. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)



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