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LANÇAMENTO
Modelo da VW, com 79 cv, traz ar-condicionado e direção eletridráulica de série, mas custa quase R$ 27 mil
Caro, Polo "popular" se mantém equipado
DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS
Três meses após lançar o Polo
com motorizações 1.6 e 2.0, a
Volkswagen coloca no mercado o
Polo 16V, sua versão "popular".
Equipado com motor de 79 cv
(cavalos), é o 1.0 de 16 válvulas aspirado mais potente do mercado.
A nova versão estará nas revendas brasileiras em 2 de setembro
e manterá o nível de equipamentos dos "irmãos" mais velhos.
Terá, de série, direção eletridráulica, ar-condicionado, limpador
do vidro traseiro, regulagem
de altura do volante, antena no
teto, aerofólio e rodas aro 14.
Além disso, o acabamento
interno é praticamente idêntico
ao das versões mais potentes.
Bancos e portas são revestidos
em tecido, e o console tem porta-objetos e porta-copos.
Entre os opcionais, figuram
bancos de couro, vidros elétricos,
alarme eletrônico, freios ABS (antitravamento), rodas de liga leve,
toca-CDs e airbag (bolsa de ar que
infla em batidas). Sob encomenda, pode-se comprar o veículo
sem ar-condicionado.
É claro que tanto benefício tem
seu custo. O nível de acabamento
mais simples custará R$ 26.610.
O preço do Polo 1.0 topo de linha
será R$ 28.811, R$ 469 mais barato
que a versão 1.6 básica. Há, ainda,
outras duas opções intermediárias: 16V Plus (R$ 27.250) e Comfortline (R$ 28.469).
Assim, ele se torna o mais caro
do segmento. O Fiat Palio custa
R$ 19.085; o Peugeot 206, R$
19.850; o Renault Clio, R$ 19.690;
o Gol, R$ 21.689. Mesmo assim,
a expectativa é vender 20 mil unidades até dezembro.
Desempenho
O motor do Polo é o mesmo do
Gol Power -só que este tem 76
cv. O ganho de potência do novo
modelo é resultado do duto de
saída de ar mais longo, do uso de
plástico no lugar de metal e de
mudanças no comando de válvulas. Também é diferente a posição
do propulsor: no Gol é longitudinal, e no Polo, transversal.
Na cidade, o Polo 16V demonstrou força para sair com facilidade
e para encarar subidas íngremes
-seu torque é de 9,7 kgmf.
Segundo a montadora, o Polo
16V acelera de 0 a 100 km/h em
13,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 168 km/h. Já o
consumo medido pela Volkswagen fica em 13,6 km/l na cidade.
Na estrada, a média é de 17,7 km/l.
O gerente de planejamento e
marketing da VW, Paulo Sérgio
Kakinoff, diz que o lançamento
do Polo 1.0 é parte da estratégia de
vendas para o modelo no país
(leia-se aumentar o volume de
vendas). "Além disso, recebemos
diversos pedidos de consumidores por uma versão "popular"."
Aladim Lopes Gonçalves viajou a convite da Volkswagen do Brasil
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