São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011

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Carro prestes a mudar tem redução de preço maior

Diminuições foram promovidas por próprios fabricantes, aponta Datafolha

Em um ano, queda chegou a 6,2%; medida prejudica diretamente quem planeja vender um modelo seminovo

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Modelos próximos de passar por profunda remodelação ou que deixarão de ser fabricados em breve foram os que tiveram maior redução de preço ao longo dos últimos 12 meses, aponta levantamento feito pelo Datafolha.
Segundo o estudo, a diminuição no preço de tabela desses veículos variou de 2,1% a 6,2%, ante um aumento médio de 1,1% dos preços no mercado. Foram analisadas 400 versões de automóvel.
Além da redução promovida pelos próprios fabricantes, concessionários ainda oferecem bônus especiais para o consumidor que se dispõe a levar um carro que ficará desatualizado em breve.
Caso do Chevrolet Vectra, que no fim do mês dará lugar ao sedã Cruze 1.8 16V.
Até lá, as últimas unidades do Vectra Elegance podem ser encontradas em concessionárias por R$ 53 mil, quase 18% a menos do que em 2010.
Longe da aposentadoria, mas com uma nova geração prevista para o início de 2012, Fiat Palio e Ford Ranger tentam se manter atrativos oferecendo acessórios como brinde ou descontos que superam os R$ 6.000 nas configurações mais caras.
O mesmo acontece com o Peugeot 307, que será substituído pelo 308 no primeiro semestre do ano que vem.
"O deságio visa compensar a perda acentuada que esse tipo de carro sempre sofre logo depois da chegada do modelo novo", explica Otheliany Ferraz, gerente de concessionária Chevrolet na capital.
Mas a compra de um modelo à beira da remodelação só é vantajosa quando o consumidor fica com o carro por pelo menos dois ou três anos, diz o consultor André Belchior, especialista em mercado automotivo.
O analista de sistemas Maurício Cirino, 35, se diz lesado. "Em 2010, comprei um Civic zero por R$ 62 mil. Hoje só dão R$ 48 mil pelo carro [22% a menos]", conta.
A desvalorização média de um automóvel após um ano de uso é de 15%.
O sedã da Honda, que mudará radicalmente dentro de seis meses, tem sido oferecido com bons descontos na rede -é possível encontrar a versão com câmbio automático pelo preço da manual.

IMPORTADOS
Sem obrigação de desovar grandes lotes de produção, importadoras "premium" apelam para outra tática, que não desaponta quem paga caro para ter um carro de luxo, mesmo em fim de ciclo.
Próximo de ser atualizado na Europa, o BMW Série 3 acaba de ganhar versão "baratinha" no Brasil. O 318i (136 cv) chega como o sedã mais acessível da história da marca no Brasil.
Por R$ 99,5 mil, leva-se o prestígio alemão pelo preço de um moderno Ford Fusion V6 mexicano.


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