São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

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BICOMBUSTÍVEIS

Última a lançar motor flexível, Ford não cumpre promessa de bater concorrência, e novo modelo anda menos

Siena e Corsa ultrapassam Fiesta Sedan

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Dois anos depois de mostrar o primeiro protótipo a álcool, gasolina ou os dois misturados, a Ford lançou seu primeiro modelo bicombustível -atrás de Volkswagen, Chevrolet e Fiat. O pior é que, apesar da promessa de ter o melhor flexível do mercado, o Fiesta Sedan ficou devendo desempenho ao Chevrolet Corsa Sedan e ao Fiat Siena.
Mesmo com cilindrada menor, o Fiesta 1.6 apresenta números de potência próximos aos de Corsa Sedan e Siena, que usam o mesmo motor 1.8 -a diferença está no fornecedor do sistema flexível. Com álcool, ele tem 111 cv (cavalos) e é o mais potente dos sedãs. Porém perde em torque (força): gera 2,7 kgfm menos que o Fiat.
A Ford diz que a demora em oferecer o motor flexível foi para ter o melhor sistema do mercado. A principal diferença está no controle eletrônico de temperatura, que estabiliza em 103C a queima do álcool e em 97C a da gasolina. Tanto a câmara de combustão como os pistões são novos.
Trocando em miúdos, a montadora quis fazer um propulsor a álcool que rodasse com gasolina, e não um intermediário. Pesquisas apontam que quem tem um motor flexível usa o combustível "verde" 95% do tempo.
Nos números aferidos pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, percebe-se que o Fiesta realmente se dá melhor com o álcool. Com gasolina, ficou mais de 1s atrás do Siena. Foram 10,61s contra 11,85s, enquanto o Corsa registrou 10,70s. A diferença diminui com o outro combustível. O Fiat manteve a liderança (10,03s), seguido por Chevrolet (10,35s) e Ford (10,58s).
Nas provas de retomada, o Siena continuou se mostrando superior. Movido a álcool, levou 6,56s entre 40 e 80 km/h. O Corsa precisou de 10,35s, e o cronômetro marcou 7,86s para o novato.
Abastecidos com o derivado do petróleo, há um abismo entre o tempo para ir de 100 a 140 km/h. O Fiesta levou 24,85s, ante 16,63s do Siena e 17,20s do Corsa.

Espera
Porém quem quiser a grande novidade da Ford terá de esperar até o final do mês. Antes de o sedã chegar às revendas, será a vez do hatchback flexível. Ele também irá incorporar algumas novidades, como os bancos traseiros -mais baixos e mais para trás.
Mas, como pode soar óbvio, o porta-malas é o diferencial do carro. "Espaço para bagagem é a característica mais desejada pelo consumidor, que também não abre mão do espaço interno", afirma Andrea Costa, gerente de marketing de carros da Ford.
De acordo com números divulgados pelas fábricas, o Fiesta Sedan leva mais carga que o Corsa Sedan, mas perde para o Siena: são, respectivamente, 478 l, 432 l e 500 l. Em compensação, a Fiat oferece o menor entreeixos dos compactos, uma das medidas que mostra o conforto interno. São 2,37 m contra os mesmos 2,49 m de Chevrolet e Ford.


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