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BICOMBUSTÍVEIS
Última a lançar motor flexível, Ford não cumpre promessa de bater concorrência, e novo modelo anda menos
Siena e Corsa ultrapassam Fiesta Sedan
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Dois anos depois
de mostrar o primeiro protótipo a
álcool, gasolina ou
os dois misturados,
a Ford lançou seu
primeiro modelo bicombustível
-atrás de Volkswagen, Chevrolet e Fiat. O pior é que, apesar da
promessa de ter o melhor flexível
do mercado, o Fiesta Sedan ficou
devendo desempenho ao Chevrolet Corsa Sedan e ao Fiat Siena.
Mesmo com cilindrada menor,
o Fiesta 1.6 apresenta números de
potência próximos aos de Corsa
Sedan e Siena, que usam o mesmo
motor 1.8 -a diferença está no
fornecedor do sistema flexível.
Com álcool, ele tem 111 cv (cavalos) e é o mais potente dos sedãs.
Porém perde em torque (força):
gera 2,7 kgfm menos que o Fiat.
A Ford diz que a demora em
oferecer o motor flexível foi para
ter o melhor sistema do mercado.
A principal diferença está no controle eletrônico de temperatura,
que estabiliza em 103C a queima
do álcool e em 97C a da gasolina.
Tanto a câmara de combustão como os pistões são novos.
Trocando em miúdos, a montadora quis fazer um propulsor a álcool que rodasse com gasolina, e
não um intermediário. Pesquisas
apontam que quem tem um motor flexível usa o combustível
"verde" 95% do tempo.
Nos números aferidos pela Folha em parceria com o Instituto
Mauá de Tecnologia, percebe-se
que o Fiesta realmente se dá melhor com o álcool. Com gasolina,
ficou mais de 1s atrás do Siena.
Foram 10,61s contra 11,85s, enquanto o Corsa registrou 10,70s. A
diferença diminui com o outro
combustível. O Fiat manteve a liderança (10,03s), seguido por
Chevrolet (10,35s) e Ford (10,58s).
Nas provas de retomada, o Siena continuou se mostrando superior. Movido a álcool, levou 6,56s
entre 40 e 80 km/h. O Corsa precisou de 10,35s, e o cronômetro
marcou 7,86s para o novato.
Abastecidos com o derivado do
petróleo, há um abismo entre o
tempo para ir de 100 a 140 km/h.
O Fiesta levou 24,85s, ante 16,63s
do Siena e 17,20s do Corsa.
Espera
Porém quem quiser a grande
novidade da Ford terá de esperar
até o final do mês. Antes de o sedã
chegar às revendas, será a vez do
hatchback flexível. Ele também
irá incorporar algumas novidades, como os bancos traseiros
-mais baixos e mais para trás.
Mas, como pode soar óbvio, o
porta-malas é o diferencial do carro. "Espaço para bagagem é a característica mais desejada pelo
consumidor, que também não
abre mão do espaço interno",
afirma Andrea Costa, gerente de
marketing de carros da Ford.
De acordo com números divulgados pelas fábricas, o Fiesta Sedan leva mais carga que o Corsa
Sedan, mas perde para o Siena:
são, respectivamente, 478 l, 432 l e
500 l. Em compensação, a Fiat
oferece o menor entreeixos dos
compactos, uma das medidas que
mostra o conforto interno. São
2,37 m contra os mesmos 2,49 m
de Chevrolet e Ford.
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