São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

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MADE IN BRAZIL

Queda na emissão de poluentes é o único impacto imediato para o consumidor; lei permite mistura de 2%

A partir de janeiro, veículos poderão rodar com biodiesel

DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Numa época em que os motores bicombustíveis ressuscitaram o álcool, e o petróleo, 40 anos antes de sua extinção, bate recordes de preço, o Brasil começa a pensar numa nova fonte energética. É o biodiesel, que pode ser feito com óleos de soja, mamona, dendê e pequi ou até mesmo a gordura resultante de frituras ou esgoto.
A partir de janeiro de 2005, o governo permitirá que haja uma mistura de 2% de biodiesel no diesel. No posto, não haverá nenhum aviso se há ou não o combustível alternativo, e o consumidor tampouco saberá de qual material foi feito. Não é preciso fazer adaptações nos motores, e estudos apontam que eles podem rodar com até 30% de biodiesel.
O único impacto imediato para o consumidor será a queda nas emissões de poluentes. Estima-se que o litro do biodiesel custe R$ 1,24 -no entanto, com a porcentagem pequena, na bomba, o aumento deve ser de R$ 0,02. Não há alterações no consumo.
Mas, a 118 dias do início da nova legislação, o Brasil ainda não tem uma norma em relação ao biodiesel. Será preciso mudar o estatuto da Agência Nacional do Petróleo. "Levando em conta todos os que dizem que fazem, ainda não temos 15 produtores", contabiliza Miguel Dabdoub, coordenador do projeto Biodiesel do Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas da Universidade de São Paulo).
Ele já rodou mais de 100 mil quilômetros com uma Citroën Xsara Picasso e um Peugeot 206, além de caminhões e tratores movidos a biodiesel de soja. Segundo Gérard Belot, chefe do departamento de combustíveis e química da PSA Peugeot Citroën, não houve variação de potência nem de torque, e os veículos emitiram 11% menos monóxido de carbono.


José Augusto Amorim viajou a convite da PSA Peugeot Citroën


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