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UTILITÁRIOS ESPORTIVOS
Para quem pode pagar, BMW e Volvo dão conforto e potência para rodar na cidade e na terra
X5 e XC90 vão do luxo à lama em 4 tempos
DA REDAÇÃO
Você tem um jeito
"anfíbio" de ver a
vida e de dirigir carros. Quer todo o
conforto, a tecnologia e a segurança de
um sedã de luxo, mas deseja também temperar isso com um gostinho de aventura.
BMW X5 e Volvo XC90 estão de
portas abertas para levá-lo do luxo à lama mais rápido do que alguém é capaz de dizer "cuidado
com aquele buraco". São utilitários esportivos -jipes mauricinhos, se preferir- com estilo para rodar na cidade e vigor para
forçar caminhos no mato.
Ambos têm tração automática
nas quatro rodas, que se ativa
conforme a necessidade. Ao motorista cabe escolher para onde ir,
sem se preocupar com mais nada.
São carros caros (R$ 286, 9 mil o
Volvo, R$ 345 mil o BMW) e por
isso oferecem itens exclusivos e
grande dose de prazer ao dirigir.
Escolher um ou outro vai depender do estilo do motorista e da ligação emocional com a marca.
Inclinação
Embora exerçam com competência a dualidade urbanóide-natureba, cada um demonstra uma
certa tendência. O XC90 prima
pelo conforto. Seu concorrente se
destaca mais na esportividade.
Isso é possível sentir não só dirigindo os carros, mas também nos
números do teste Folha-Mauá.
No entanto é preciso considerar
que o desempenho superior do
alemão se deve à motorização
mais potente do modelo testado
-um 4.4i aspirado, que gera 290
cv e tem torque de 44,9 kgfm, enquanto o motor 2.9 biturbo do
Volvo proporciona 272 cv, com
torque de 38,8 kgfm.
Com essa vantagem, o X5 acelera de 0 a 100 km/h em 8,27s, enquanto o XC90 gasta 10,39s.
Espaço é um item de destaque
na categoria, e o sueco apresenta
algumas vantagens importantes.
A principal e mais exclusiva é
uma terceira fila opcional de bancos, aumentando a capacidade
para sete passageiros. Numa
emergência, dá para ir dois adultos, mas o espaço para pernas é
bem curto, e a cabeça bate no teto.
O problema é o acesso. A entrada e a saída são bem difíceis. Fora
isso, a visibilidade pelo retrovisor
fica muito prejudicada com os sete encostos dos bancos levantados. No porta-malas, a vantagem
continua com o Volvo: 613 litros
contra 455 litros do alemão.
Uma novidade que chama a
atenção no Volvo são os fones de
ouvido para passageiros traseiros.
Os conectores nas colunas permitem ouvir músicas diferentes das
escolhidas pelo motorista.
A Volvo diz que o seu carro cruza áreas com até 48 cm de água. A
BMW diz que chega aos 50 cm.
(ARMANDO PEREIRA FILHO)
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