São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PICAPE Desempenho é inferior ao do antigo propulsor 1.6 16V Motor 1.8 8V deixa a Strada mais lenta, mas com um torque melhor
FREE-LANCE PARA A FOLHA Na Transpotec Show 2003, que acontece em Parma (Itália), a Fiat está mostrando ao mercado europeu a picape Strada reestilizada. Conhecida no Brasil há cerca de dois anos, a novidade por aqui é o motor 1.8 8V, produzido em pareceria com a General Motors. Por mais que a Fiat não admita, o teste Folha-Mauá mostra que a substituição do antigo propulsor 1.6 16V importado foi mesmo por razões econômicas. Agora com 103 cv (cavalos) contra os 106 cv do antigo propulsor, o modelo piorou nas provas de aceleração e ruído, mas melhorou a marca de algumas retomadas. Para chegar aos 100 km/h, a Strada Working 1.8 precisou de 12,35 segundos. A antiga versão Adventure 1.6 16V, 50 quilos mais pesada e testada em maio do ano passado, levava 11,7s. A favor do motor de oito válvulas está o torque (força). Ele passou de 15,4 kgfm a 4.500 rpm para 17 kgfm a 2.800 rpm. Por isso o carro "arranca" melhor -e até bate a antecessora na aceleração até os 60 km/h (4,46s e 4,71s). Principalmente em velocidades mais baixas, as retomadas estão ligeiramente melhores. Se antes eram necessários 8,11s para ir de 40 km/h para 80 km/h, agora são 7,89s. Entre 80 km/h e 120 km/h, passaram 12,26s. O nível de ruído também aumentou. Os 77 decibéis, que apareciam a 140 km/h, agora chegam ao ouvido do consumidor aos 120 km/h. A 80 km/h, porém, foram mantidos os 72 decibéis. A Strada leva vantagem sobre a concorrência por ser a única com opção de cabine estendida ou simples -cujo preço começa nos R$ 24.281. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM) Texto Anterior: Nacionais usados: Queda de preços foi de 0,53% no mês passado Próximo Texto: Ficha técnica Índice |
|