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"POPULARES"
Renault é mais rápido, Fox gasta menos, 206 freia melhor, Palio é mais barato e Corsa tem melhor acabamento
Com design polêmico, Clio bate concorrência
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Vira e mexe, as
montadoras trazem
alguma novidade
para os "populares". Afinal, ninguém quer ficar de
fora de um mercado que representa mais da metade das vendas
nacionais. Em pouco mais de um
ano, Renault Clio e Fiat Palio foram reestilizados, Peugeot 206 ganhou retoques estéticos, e a
Volkswagen lançou o Fox.
Os quatro concorrem com Chevrolet Corsa (de 2002) e Ford Fiesta -do mesmo ano, mas que ficou de fora porque a Ford se recusou a participar do teste. Os cinco
estão numa faixa um pouco mais
sofisticada de "populares", com
preços entre R$ 22.620 (Palio)
e R$ 25.020 (Corsa).
Diante de opções variadas, qual
a melhor compra? Com design
que não agrada a gregos e troianos, o Clio é o vitorioso. Ele foi o
primeiro a chegar aos 100 km/h,
apresentou as melhores retomadas, perdeu em frenagem apenas
para o 206, foi o mais econômico
na estrada e, na cidade, só gastou
mais do que o Fox.
Além disso, o Renault é o único
a oferecer airbag duplo de série.
Mesmo assim, não é o mais caro
-custa R$ 490 menos que o Corsa, o "popular" com o valor mais
elevado do comparativo. A montadora francesa fica devendo, porém, conta-giros e um retrovisor
que não distorça a imagem.
Com a vantagem de ter um produto novo no mercado, a Volkswagen quer transformar o Fox em
líder de vendas do segmento. O
caçula da turma é o único que tem
motor bicombustível -que proporciona o segundo melhor desempenho-, além de ser o mais
generoso em espaço interno.
Os freios do 206 se destacaram.
Ele foi o primeiro a parar vindo de
80 km/h. A favor do Palio está o
preço. O Corsa, na cidade, é o
mais "beberrão". O que traz de
bom é o acabamento interno.
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