|
Texto Anterior | Índice
SEDÃ
Modelo da BMW chega nesta semana com motor 3.0
Ingresso para o show tecnológico do novo Série 5 custa R$ 295 mil
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Maior, mais leve, com mais tecnologia e um design mais ousado.
Assim é a quinta geração do Série
5, que a BMW começa a vender
no Brasil nesta semana. Inicialmente, será oferecido apenas o
530i, com motor 3.0, mas o 545i é
prometido para o começo de
2004. O sedã custará R$ 295 mil.
A carroceria usa alumínio, o
que deixou o carro 75 kg mais leve. Mas as inovações tecnológicas
continuam. Uma imagem com as
principais informações -velocidade, instruções de navegação,
aviso de verificação, conforme escolha do motorista- aparece no
final do capô. A rigidez do volante
varia conforme a velocidade.
Os faróis acompanham a trajetória do carro. Do Série 7, veio o
iDrive, que controla funções de
entretenimento e ar-condicionado, entre outras -o 545i também
herdou o motor. A umidade do ar
e a temperatura são medidas, e,
dependendo do resultado, um sistema entra em ação para não embaçar os vidros.
A segurança é proporcionada
por uma "sopa" de letrinhas: DSC
(controle dinâmico de estabilidade), ABS (freios antitravamento),
ASC (controle automático de estabilidade), DBC (controle da força de frenagem), FBS (monitoramento da temperatura dos
freios). Além disso, o sedã conta
com oito airbags (bolsas de ar que
inflam em batidas).
O motor do 530i é o mesmo que
ele usava antes da reestilização:
são 231 cv a 5.900 rpm. O torque é
de 30,6 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades, mas com trocas manuais.
O modelo cresceu 66 mm no
comprimento, 47 mm na largura
e 29 mm na altura. A capacidade
do porta-malas passou de 460 l
para 520 l.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Picape: Derivada do Corsa, Montana nasce bicombustível e chega em outubro Índice
|