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sedã - compacto
Bagageiro e preço compensam 13 anos do Classic
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Fiat não é a líder do mercado à toa. Atua bem em vários
segmentos de volume e adotou
o truque do "carro gêmeo". Ou
seja, renova o Palio e mantém a
versão anterior em linha.
À Chevrolet restou copiar a
idéia -e agora à Volkswagen
também, com o novo Gol. A primeira manteve o Corsa "bolinha" três-volumes, fabricado
aqui desde 1995, e trocou a plataforma para o novo Corsa. Resultado: o mais atual ganhou o
nome de Corsa Sedan, e o velhinho se contentou com Classic.
Querendo ou não, ainda é o
Classic que segura as pontas da
família. Depois do Celta, é o
Chevrolet mais vendido no
país, com 9.998 unidades comercializadas em agosto. O
Celta registrou 11.291 unidades,
e o Corsa Sedan, apenas 2.334.
Hermann Mahnke, gerente
de marketing do produto da
General Motors, vê: "O Classic
é mais razão e menos emoção".
Em outras palavras, motiva o
cliente que busca no carro zero-quilômetro uma boa relação
custo/benefício. Por a partir de
R$ 27.208, oferece motor 1.0
flexível de até 72 cavalos e desempenho melhor do que a média dos "populares".
O câmbio curto faz o torque
(força) de 9,0 kgfm (com álcool) levar o Classic a 100 km/h
em 14,79s, afere o teste Folha-Mauá. Com gasolina, precisou
de apenas 20 décimos a mais,
mesmo com a taxa de compressão alta para um motor "flex".
Ainda com gasolina, tem um
dos menores consumos: na estrada, registra 17,2 km/l. Com
álcool, faz 12,1 km/l, o que, sem
abusar do acelerador, gera autonomia de 500 km.
Mas o que faz do Classic um
custo/benefício interessante é
o porta-malas de 390 litros,
maior que o do Honda Civic.
Carrinho de bebê
"Há dois meses, ele [Classic]
sofreu uma pequena reestilização. Mudou, entre outras coisas, a grade. É uma mudança
pequena, mas o cliente percebe", diz Mahnke.
Mas não serão uma grade
adaptada pintada de preto e
uma grande "gravata" dourada
quem fará isso. Pelo menos na
opinião da dona-de-casa Maria
Aparecida Kastrup, 34. Ela
nem sabia que o seu Classic havia ganhado uma versão 2009.
"Não percebi a mudança,
mas não muda nada. O que importa é que ele [Classic] continua com preço bom e um porta-malas para levar o carrinho
de bebê sem problemas", acredita ela, mãe de duas meninas.
Antes de comprar o sedã,
Kastrup tinha um Palio Fire,
mas criticava o bagageiro pequeno. "Dava muito trabalho."
Pelo visto, enquanto for líder,
o Classic manterá o espaço por
alguns anos. "A plataforma não
tem prazo de validade. Pode ser
atualizada e continuar em linha
por muito tempo", diz Mahnke.
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