|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
picape - compacta
Cabine estendida e visual alargam vendas da Strada
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Fiat foi pioneira ao lançar,
em 1977, uma picape compacta.
O 147 com caçamba era motivo
de piada ao lado da grandalhona Ford F-100. Fazendeiros da
época tiravam sarro da pequerrucha, pois não dava para dirigir com chapéu de caubói.
Duas décadas depois, os chapéus saíram de moda. E as picapes compactas passaram a fazer parte do cenário urbano.
Desde 1999, a Fiat Strada é o
cartão postal mais comum do
segmento, posição conquistada
com apenas um ano de vida.
"A opção de cabine estendida
desbancou a concorrência em
vendas", aponta o publicitário
Elton Longhi, da agência Leo
Burnett, responsável pelos comerciais da picape compacta.
"Ela une itens estéticos e
funcionais por um preço
atraente. É a melhor combinação entre o lazer e o trabalho."
Além da frente remodelada
-semelhante à da Palio Weekend-, a nova Strada ganhou
apliques plásticos na lateral e
lanternas traseiras maiores,
que invadem a tampa da caçamba, agora com fechadura.
Melhorias mecânicas também fazem parte do pacote
2009. O motor 1.4 flexível da
versão intermediária Trekking
(R$ 36 mil) ganhou cinco cavalos e agora soma 86 cv de potência. Por R$ 47,1 mil, a Adventure Locker 1.8, também bicombustível (114 cv), incluiu amortecedores reforçados e sistema
de bloqueio do diferencial acionado por um botão no painel.
A tecnologia serve para ajudar o veículo a sair de pequenos
atoleiros, por exemplo, mas só
se uma das rodas dianteiras tiver aderência. Até porque os
pneus -próprios para o asfalto- não colaboram.
Leve como um carro de passeio, a Adventure lembra o motorista que é um utilitário
quando não encontra tanta disposição nas retomadas. De 60
km/h a 120 km/h, o motor 1.8
não alcançaria a Citroën Picasso 1.6, por exemplo: são 19,46s
ante 13,57s com gasolina.
Quando analisadas as vendas
da nova Strada, a Adventure fica com 60%. Mas, se o objetivo
é usar a picape para o trabalho,
a Fiat oferece a anterior com
motor 1.4 por R$ 32.360.
Irreconhecível
"As mudanças têm como objetivo trazer a Strada ao patamar de participação de vendas
do ano anterior [52% em
2007]", prevê Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. O índice, em julho, beirava os 45%.
Já a maquiagem do tipo "size
impression" (parece maior do
que é) funcionou. Pelo menos
num lava-rápido da zona oeste:
o atendente, com a ordem de
serviço a ser preenchida, olha
bem para o carro e pergunta
que picape é aquela.
Ele duvida da resposta, mas
acaba por exclamar: "Nossa, como ela engordou!" Um de seus
colegas chega para corrigi-lo:
"Essa é a Adventure com a
"frente" Locker!"
(FELIPE NÓBREGA)
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Frase Índice
|