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UTILITÁRIO
Seis meses após a estréia na Europa, carro chega ao país por R$ 280 mil
X3 diminui a distância que separa a BMW do lamaçal
EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
Nas atuais condições do mercado, até que foi tudo muito rápido.
Apresentado como protótipo no
Salão de Detroit em janeiro do
ano passado e como modelo de linha em Frankfurt oito meses depois, o utilitário esportivo BMW
X3 chega a território nacional.
Em comparação com o seu "irmão" de quatro anos de idade, o
X5 -com quem compartilha o
mesmo motor 3.0-, o X3 é menor e mais discreto. É indicado
para quem quer sussurrar, e não
berrar, que tem um BMW.
Por dentro, o luxo dá lugar ao
espírito aventureiro na versão
avaliada pela Folha, a Sport -o
carro também terá o comportado
pacote Family. Redinhas espalhadas na guarnição das portas, na
parte de trás dos bancos dianteiros e na divisa entre o banco traseiro e o porta-malas diminuem a
dó de lançar o carro à lama.
Isso se soma à tração com Xdrive (sistema que distribui a força
para os pneus com mais aderência) e ao HDC (controle de descida de ladeiras) e forma um todo
esportivo. "Para aquelas escapadas de fim de semana", pondera
André Mueller Carioba, diretor-presidente da BMW do Brasil.
Preço
Em trajeto fora-de-estrada, esses sistemas ajudaram o carro a
corrigir a trajetória em curvas ensaboadas, a sair de depressões
enlameadas e a trafegar por trechos inclinados.
No asfalto, o carro se comporta
como seus pares mais luxuosos,
mas com uma suspensão um
pouco enrijecida. A suavidade fica por conta do câmbio Steptronic, que, em modo automático,
não provoca solavancos.
Contra a plenitude do prazer de
dirigir, o utilitário tem contra si
apenas uma rede no banco de trás
que torna confusas as imagens refletidas no retrovisor interno.
Apesar de menor por fora, o X3
abriga algumas "sacadas" para
otimizar o espaço interno. Com o
estepe sob o assoalho, o porta-malas do carro ficou até com mais
volume que o do X5. Enquanto,
com os bancos na posição normal, o X3 leva 480 litros, seu "irmão" maior comporta 465 litros.
A discrição do exterior não chega à quantidade de reais necessárias para comprar esse alemão. É
preciso desembolsar R$ 280 mil
pelo X3 Sport. Quem tiver um
pouco menos pode esperar até o
segundo semestre, quando a marca planeja trazer a versão de entrada, equipada com motor 2.5.
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