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HATCHBACK
Testada pela Folha e pelo IMT, versão mais esportiva do modelo da Fiat leva 9,22s para chegar aos 100 km/h
Design sugere agilidade que falta ao Stilo
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Depois de brigar
com a Volkswagen
para vender mais
"populares", a Fiat
quer roubar outra
liderança da empresa germânica: a dos hatchbacks médios. Sua aposta é o Stilo,
que chega às concessionárias no
dia 14 cheio de novidades para
um modelo desse segmento.
Será o primeiro veículo a se beneficiar da joint venture entre Fiat
e General Motors. Os motores 1.8,
de oito e 16 válvulas, são os mesmo usados na minivan Chevrolet
Meriva. Outra opção é o 2.4 20V
utilizado no Marea, mas que teve
a potência aumentada de 160 cv
(cavalos) para 167 cv e será exclusivo da versão esportiva Abarth.
E foi ela a testada pela Folha e
pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Apesar da potência, sua
aceleração até os 100 km/h é feita
em 9,22s. Não é um resultado tão
empolgante se comparado com a
versão esportiva do Brava, a HGT,
de 132 cv, que usou 10,05s.
O Stilo também perde para os
concorrentes Golf GTI e Audi A3
1.8T -ambos com 180 cv. Segundo dados das fábricas, precisam
de, respectivamente, 7,8s e 7,5s.
Na retomada de 40 a 80 km/h, o
novo modelo leva 6,86s -o Ford
Focus 2.0, de 130 cv, requer 6,93s.
A boa notícia vem do baixo nível
de ruído interno. A 140 km/h, registra 73 dBA, enquanto o Brava
HGT ficava nos 81 dBA.
O novo veículo tem teto solar
com cinco lâminas de vidro, oito
airbags (bolsa de ar que infla em
batidas), ar-condicionado com
temperatura diferente para motorista e passageiro, direção elétrica
que fica "leve" em manobras e o
My Car Stilo, que personaliza 14
funções, como destravar ou não a
porta do motorista com as outras.
Também conta com o NGI
(Next Generation Interior), que
permite várias posições dos bancos. O traseiro é reclinável e pode
correr em trilhos como os dianteiros. Para quem vai atrás, há mesas
reclináveis, similares às de avião.
Há 11 porta-objetos espalhados
por todo o carro e até uma gaveta
sob o banco direito.
Outra novidade é a blindagem.
A Fiat se associou à Inbra para
oferecer um carro protegido e
sem perder a garantia de fábrica.
Possíveis reparos poderão ser feitos nas autorizadas.
É claro que a versão de entrada,
que custa R$ 32,7 mil e foi batizada apenas de Stilo, traz bem menos. Apesar de ter o My Car, computador de bordo, direção elétrica
e vidros elétricos na dianteira, o
ar-condicionado é opcional. Ele é
de série no Golf 1.6, de R$ 31.358.
A opção intermediária, a Stilo
16V, custa R$ 36,2 mil. Nesse caso,
itens que são de série na topo de
linha e estão indisponíveis na básica são opcionais. A Abarth sai
por R$ 48,4 mil.
Colaborou Aladim Lopes Gonçalves,
enviado especial a Pernambuco
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