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HATCH
Com 2 entradas adicionais e 30 kg a mais, novo compacto da VW, movido a combustível "verde", mantém desempenho
Álcool compensa peso do Fox de 4 portas
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O novo Volkswagen Fox de quatro
portas, 30 kg mais
pesado, ainda consegue manter o
mesmo desempenho de seu "irmão" mais leve
e com duas entradas a menos.
É o que acontece, de acordo com o
teste Folha-Mauá, quando o primeiro é abastecido com álcool,
e o segundo, com gasolina.
Para acelerar até os 100 km/h, o
modelo de quatro portas a álcool
leva 11,31s, enquanto o de duas a
gasolina o faz em 11,32s. Com o
derivado do petróleo, o caçula da
Volkswagen demora 12,18s.
Apesar de toda a propaganda
voltada ao espaço interior e ao fato de ter sido construído de dentro para fora, o carro da Volkswagen oferecia só duas portas. A nova opção chega quase seis meses
depois do lançamento original.
O Fox de quatro portas pouco
mudou em relação ao anterior.
Praticamente não houve alteração
no desenho. Porém a coluna "B",
a que fica entre as portas dianteira
e traseira, foi deslocada 200 mm
para a frente. O ângulo de abertura das portas traseiras é de 68, o
mesmo valor do da dianteira.
Internamente, nada muda. Há
excesso de plástico. O conta-giros,
de tão pequeno, é quase imperceptível. O teto e a tampa do porta-malas continuam sendo revestidos com fibra de curauá, planta
nativa da Amazônia cultivada nas
imediações de Santarém (PA).
É claro que as portas extras vêm
acompanhadas de alterações na
tabela de preços -com motor 1.6,
são cobrados R$ 1.226 a mais. A
versão Plus de duas portas custa
R$ 27.764; a com quatro sobe para
R$ 28.990. A opção topo de linha
custa R$ 29.717 ou R$ 30.943.
Os preços dos opcionais foram
mantidos. O sistema que permite
aos bancos deslizarem continua
saindo por R$ 280. A única exceção são os vidros elétricos, que foram de R$ 1.490 para R$ 1.990.
Performance
O motor 1.6 bicombustível do
Fox é o mesmo, independentemente do número de portas.
Atinge 101 cv (cavalos) com gasolina e 103 cv com álcool. Conforme o combustível, o torque (força) vai de 14,3 kgfm a 14,5 kgfm.
O de duas portas apresenta retomadas ligeiramente mais rápidas. Entre 40 e 80 km/h, leva 7,32s,
contra 8,00s (gasolina) ou 7,63s
(álcool) do de quatro portas.
Na nova versão, o álcool tem
larga vantagem sobre a gasolina
quando é preciso mais fôlego
-na recuperação de 80 km/h a
120 km/h, são 12,19s e 13,55s.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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