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SEGURANÇA
Recauchutados não podem mais ser usados em motos; equipamentos contra incêndio terão de ser mais eficientes
Contran muda regra para pneu e extintor
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O Contran (Conselho Nacional
de Trânsito) proibiu o uso de
pneus recuperados (recapados,
recauchutados ou remoldados)
em motocicletas e aprovou normas mais exigentes para os extintores de incêndio usados nos veículos que circulam no país.
A proibição para os pneus recuperados entrou em vigor na sexta-feira e se estende a motonetas, ciclomotores e triciclos. Desobedecer à medida representa infração
grave, multa de R$ 127,69, perda
de cinco pontos na carteira e retenção do veículo.
Especialistas afirmam que o uso
de recuperados traz riscos que
vão de frenagem pouco eficiente a
descolamento da banda de rodagem.
"Quando um pneu é recuperado, toda a sua estrutura é alterada,
e as propriedades que garantem o
equilíbrio e a estabilidade ficam
comprometidas", diz o coordenador de marketing da divisão de
motos da Pirelli, André Sarkosy.
Ele explica que algumas recauchutagens são feitas colando-se
uma nova banda de rodagem à
carcaça do pneu antigo. "Se o veículo estiver rodando no asfalto
quente, a banda pode descolar e
causar um acidente."
Os consumidores devem ficar
atentos na hora da compra, porque pneus recauchutados podem
parecer novos, alerta Sarkosy
Fiscalização
O Contran ainda não informou
como vai ser feita a fiscalização.
Especialistas consideram positiva
a medida, mas de difícil execução.
O consultor de trânsito Kasuo Sakamoto aponta a dificuldade para
identificar pneus recuperados,
mas afirma que a medida vai inibir sua utilização.
O especialista em trânsito Roberto Scaringella avisa que, para
ser efetiva, a nova medida precisa
primeiro ser divulgada para a população. Depois é necessário criar
uma fiscalização eficiente.
Extintores
A outra resolução do Contran
modifica o tipo de pó químico dos
extintores de incêndio. Os atuais
apagam o fogo causado por líquidos inflamáveis e curtos-circuitos, mas não são eficientes para
chamas com origem em materiais
sólidos, como plásticos e espuma.
A partir de 2005, os veículos novos precisam vir de fábrica com o
equipamento. Nos usados, a troca
deve ser feita até 2009.
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