São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2011 |
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Veículos parados também precisam de manutenção Óleos e combustíveis envelhecem, danificam peças e podem deixar revisão de quem não roda 40% mais cara para quem dirige pouco, a recomendação é trocar componentes pela data e não pela quilometragem RICARDO RIBEIRO DE SÃO PAULO Deixar o carro na garagem e usá-lo de vez em quando pode parecer uma solução econômica. Porém, de acordo com especialistas, carros que rodam pouco precisam de manutenção tão cuidadosa quanto a dos veículos usados com frequência. Para César Samos, da Mecânica do Gato, quando o carro demora a atingir a quilometragem prevista para troca de óleo ou para esgotar o tanque de combustível, o motorista pode ter prejuízo. "Os líquidos envelhecem e danificam peças. A gasolina, por exemplo, pode entupir bicos injetores", diz Samos. Segundo o engenheiro Antônio Alexandre Ferreira Correia, da Gerência de Tecnologia da Rede de Postos Petrobras, a validade de óleos e combustíveis varia de acordo com as condições de armazenagem, o tipo de petróleo e o processo de refino. "Por segurança, adota-se um prazo máximo de dois meses para armazenagem de combustível no tanque. Para óleo do motor, o prazo varia entre seis meses e um ano, ou uma certa quilometragem, de acordo com as recomendações das montadoras de veículos", explica Correia. Portanto, os que preferem garagem à rua não devem encher o tanque. Uma orientação para quem roda pouco é usar combustível "premium" (como a linha Podium), mais caro. "A resistência à oxidação [envelhecimento] é maior que a das outras categorias. O prazo de armazenagem é de seis meses." De acordo com João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT, o cliente que dirige pouco tem uma revisão diferenciada e todos os fabricantes têm recomendações. "A troca de óleo do motor, por exemplo, será feita pela data e não pela quilometragem. É importante ler o manual do carro e avaliar as especificações dos fluídos e filtros, bem como as instruções de seus fabricantes." O terreno também influencia. "Quem usa o veículo em estradas sem calçamento e com poeira precisa trocar o líquido do sistema de arrefecimento em uma quilometragem menor", diz Medeiros. EFEITO PADARIA Não há como fugir, porém, dos efeitos na revisão. Eles são ainda piores para quem dirige esporadicamente e em curtas distâncias. "O carro não roda o suficiente para haver lubrificação das peças e para o motor esquentar", afirma Karlos Gama Dantas, chefe de oficina da Brasilwagen do Cambuci. É o que os mecânicos chamam de efeito padaria. Algumas oficinas classificam carros que rodam pouco como de uso severo -igual aos que andam acima da média. "Na revisão é comum ter que antecipar troca de peças por falta de uso, o que eleva o custo em 40%", diz Dantas. Colaboraram FELIPE NÓBREGA e EDUARDO SODRÉ Texto Anterior: Duster antecipa dotes da futura picape Renault Próximo Texto: Frase Índice | Comunicar Erros |
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