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peças & acessórios
Reforma de roda faz vítima de buracos economizar
Serviço, que custa a partir de R$ 10, exige cuidado para não trincar peça
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"Com tantos buracos pelas
ruas, não há roda que resista",
reclama o motorista Luiz Antônio da Rocha, 38, que perdeu as
contas de quantas vezes recorreu à recuperação da peça para
não amargar prejuízos maiores.
Da última vez, desembolsou
R$ 300 para restaurar a roda de
alumínio do seu Fiat Stilo. "Se
fosse comprar um conjunto novo, gastaria R$ 3.800."
Mas, segundo Jeferson Mendes Pereira, 27, da Big Boys Serviços Automotivos, nem toda
roda pode ser recuperada.
"Uma análise criteriosa precisa
ser feita, pois há danos que
comprometem definitivamente a peça. Geralmente é possível
reverter 90% dos casos."
O serviço leva dois dias e exige que o carro passe por balanceamento e alinhamento. Isso
evita a trepidação do volante e o
desgaste irregular dos pneus.
Sai mais barato consertar peças de aço, como as que equipam carros "populares". "O
serviço é feito com o auxílio de
uma marreta e custa a partir de
R$ 10", informa Antônio Benetti, 38, da Borracharia P4.
Além dos buracos, outro inimigo das rodas são as guias de
rua. Até motoristas mais cuidadosos, vez ou outra, raspam.
"Arranhados tiram a beleza
da roda, e uma simples reforma
é suficiente para deixá-la com
aspecto de nova", diz João Sobrinho, 45, da Hayden Um, que
cobra cerca de R$ 80.
Fabricantes de rodas, como a
Scorro e a Vaska, não recomendam esses serviços -a reforma
é apenas estética, enquanto a
restauração corrige a estrutura.
Segundo as empresas, a
maioria dos processos compromete a resistência e a segurança da peça, principalmente se
forem feitos repetidas vezes.
"Há risco de a roda trincar e de
desbalanceamento", diz Giovani Sodré, técnico da Scorro.
Caso raro
Mas há casos muito mais
complexos. O estudante Guilherme Barrella, 20, percebeu
que o pneu de seu Chevrolet
Astra estava perdendo pressão.
Para sua surpresa, o reparador
disse que a roda -e não o
pneu- estava furada.
"Em quase 20 anos de profissão, nunca tinha visto um caso
como esse", confessa Wanderley Barea, consultor técnico da
Itacolomy, que solicitou um
laudo técnico da montadora.
A causa do vazamento de ar
foi uma microfissura no interior da roda, decorrente de um
defeito de fabricação. A roda foi
substituída.
(FELIPE NÓBREGA)
ONDE ENCONTRAR
Big Boys: 0/xx/11/6918-1359
Hyden Um: 0/xx/11/3864-1034
P4: 0/xx/11/5084-1350
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