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ESTRATÉGIA
Montadoras promovem festas e shows, além de patrocinar esportes
Marketing é arma para atrair jovem
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Como conquistar um público
tão infiel e com tanta ânsia de novidades como os jovens? A resposta é simples: com muito marketing. As grandes montadoras
sabem a dificuldade de cativar esse consumidor, porém os bilhões
de reais que eles movimentam
compensam o sacrifício. Vale tudo nesse jogo, desde patrocínio de
carnavais fora de época até shows
com os ídolos da garotada.
A Volkswagen decidiu apostar
no público surfista. Patrocina um
campeonato e, de olho nas vendas, lançou uma versão da Saveiro com o nome da competição,
SuperSurf. Nas universidades, a
montadora faz palestras com temas relacionadas a cada faculdade e test-drives, além de promover shows de rock com bandas como Sepultura e Rappa. Batizada
de VW Route, é transmitida num
programa dominical de TV.
Para Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de marketing da Volkswagen, "toda essa ação aproxima o
jovem aos modelos da marca e
contribui para o aumento das
vendas junto a esse público".
A rival Chevrolet segue a mesma linha. A fábrica voltará a promover grandes festas nas universidades e não deixará de levar DJs
e banners do Corsa 1.8. A visão é
parecida com a da Volks: proporcionar, por meio de festas e games, uma relação mais próxima
entre os jovens e a marca.
A Fiat segue uma estratégia menos baladeira e aposta no patrocínio ao esporte. A fábrica de Betim
(MG) injeta dinheiro em corridas
de automobilismo e em competições de mountain-bike e vela.
Nesses eventos, a grife Adventure
é muito explorada. Ela é mais
uma que visita faculdades e aproveita para mostrar seus veículos.
Reestilização
Desde que inaugurou sua fábrica em Camaçari (BA), a Ford não
perde mais nenhum Carnaval em
Salvador. A empresa patrocina o
lendário bloco de Dodô e Osmar.
Outra ação de marketing ocorre
no verão, quando promove test-drives e distribuição de brindes
em algumas das praias mais freqüentadas pelos jovens, em locais
como Florianópolis (SC), Ilhabela
(217 km a leste de São Paulo) e
Porto de Galinhas (PE).
Além de festas, outras medidas
foram tomadas. O rejuvenescimento dos carros de entrada foi
uma delas. Pesquisas internas
apontavam a rejeição dos jovens
de características que passavam a
imagem de carro para um público
mais velho, como o Fiesta.
Já a francesa Renault decidiu
uma outra estratégia para conquistar os mais novos. A aposta
da marca foi associar o Clio a duas
marcas identificadas com a garotada: o portal de internet Yahoo! e
a rádio Jovem Pan. A montadora
comemora as quase 17 mil unidades vendidas das versões.
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